CCZ suspende temporariamente agendamento de castrações para passar por reformas, em Campo Grande, MS

CCZ suspende temporariamente agendamento de castrações para passar por reformas, em Campo Grande, MS
Nesta quarta-feira (20) já não serão agendados os cirurgias de castrações que seriam realizadas no próximo mês (Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCV) irá suspender temporariamente o agendamento para realização de castrações neste mês, pois o centro passará por reformas no mês de janeiro e irá receber equipamentos novos. Esta será a primeira vez que o setor paralisa os procedimentos cirúrgicos programados depois de 11 anos trabalhando ininterruptamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, por necessidade da intervenção.

A reforma das salas de cirurgias será realizada com recursos da própria Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e executada por funcionários do Departamento de Manutenção da pasta, sem custos adicionais aos cofres públicos.

Nesta quarta-feira (20) já não serão agendados os cirurgias de castrações que seriam realizadas no próximo mês. Somente os animais em sofrimento, como em casos de atropelamentos ou que corram risco de morte é que serão atendidos.

Esta pausa programada é para garantir que o atendimento à população não seja prejudicado por eventualidades que possam comprometer os serviços prestados. “Estamos nos programando para que a reforma seja concluída o mais rápido possível para podermos retomar os agendamentos e continuar atendendo a população. Esta interrupção no serviço de castração é momentânea e visa adequar a unidade para a demanda crescente de trabalho”, explicou a coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingos.

Mensalmente são oferecidas à população cerca de 500 castrações de cães e gatos e em 2017 foram 5481 procedimentos, sendo 5008 em felinos e 473 em animais da espécie canina. Após a cirurgia o animal fica na observação para verificar o avanço clínico até obter alta. O proprietário é responsável pelo transporte e retirada dos bichinhos no CCZ.

As castrações agendadas para ocorrer até 31 de dezembro de 2017 continuam normalmente sem a necessidade de reagendamento. Os tutores com animais com procedimento programado devem levar os bichinhos no dia e horário informado para que a cirurgia seja realizada normalmente.

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *