Centro de Zoonoses realiza censo de gatos e cães para facilitar vacinação em Cacoal, RO

Centro de Zoonoses realiza censo de gatos e cães para facilitar vacinação em Cacoal, RO
Animais podem ser vacinados próximos às suas casas após a realização do censo em cada bairro (Foto: Centro de Zoonoses / Divulgação)

Desde abril deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, está realizando o censo canino e felino no município. Para realizar esse trabalho, os servidores vão nas residências, e colhem dados como quantidade de animais nas casas e idade. Além disso, para facilitar a imunização contra a raiva, as vacinações também estão sendo feitas por bairros, logo após a realização do senso.

Morador do bairro Morada do Bosque, Nelson Carlos da Rocha, tutela cinco cachorros, ele conta que ter um ponto de vacinação antirrábica próximo a sua casa, facilita o deslocamento para imunizar seus animais de estimação.

“É muito melhor, pois com cinco animais não é fácil fazer esse deslocamento e como gosto de cuidar deles direitinho, facilitou muito para mim. Acredito que muitas pessoas deixam de vacinar seus animais devido à dificuldade de deslocamento até os locais de vacinação”, acredita Nelson.

O último levantamento canino feito em Cacoal foi em 2007 e apontou que o município possuía cerca de 16 mil animais. De acordo com o servidor do Centro de Zoonoses, Wdson Francisco da Silva, esse levantamento começou a ser realizado pelos bairros mais distantes da cidade.

“A partir do momento que sabemos quantos animais temos em cada bairro, a campanha de imunização fica mais fácil de ser realizada, pois logo após o censo realizamos a vacinação próximo ao bairro, para facilitar que os moradores levem esses animais para serem vacinados”, contou Wdson.

Uma das dificuldades encontradas pelos servidores da Zoonoses, é não encontrar os moradores em casa. Quando essa situação ocorre, o censo não deixa de ser feito, pois os animais que podem ser visualizados pelo lado de fora da residência também são contabilizados.

Junto ao senso, a Zoonoses também realizará a vacinação antirrábica, a ideia é que todos os animais do município sejam imunizados.

“A nossa ideia é fazer o levantamento da população canina e felina, juntamente com a vacinação antirrábica, pois sabemos que a cidade cresceu e os bairros acabaram ficando distantes dos pontos fixos já existentes, essa estratégia é para facilitar o deslocamento das pessoas que possuem animais”, contou.

Nesta sexta-feira (26) ocorreu vacinação antirrábica nos bairros Morada do Bosque, Alto da Boa Vista I e II e Parque Industrial, somente pela manhã. Os próximos bairros a serem contemplados com a vacinação antirrábica, serão informadas através do site da Prefeitura de Cacoal.

Por Magda Oliveira

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *