Cerca de 25 aves silvestres são apreendidas em casa em Santa Maria, DF

Cerca de 25 aves silvestres são apreendidas em casa em Santa Maria, DF
Foto: Divulgação/PMDF

Cerca de 25 aves silvestres, de cinco espécies diferentes, foram apreendidas em uma casa em Santa Maria na tarde de sábado (26/5).

Policiais militares do Rádio Patrulhamento Ambiental estavam em Santa Maria quando, por volta das 15h, a presença de diversas aves silvestres em uma casa do Residencial Santos Dumont chamaram atenção.

Os militares conversaram com o morador, que autorizou a entrada da equipe na casa e revelou que as aves eram dele e que não tinha autorização ou licença para a criação dos animais em cativeiro.

https://youtu.be/wfgjhL5EOWo

Os animais, sete baianos, um coleirinho, um pássaro preto, um periquito-de-encontro-amarelo e 16 canários-da-terra verdadeiro, estavam em bom estado físico, sem sinais de maus tratos.Durante o transporte um dos pássaros da espécie baiano fugiu.

As aves típicas do cerrado não fazem parte da relação de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Elas serão avaliadas e em seguida poderão ser devolvidas ao habitat.

O homem, que não tem antecedentes criminais, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência PMDF e um termo de compromisso para comparecer em audiência judicial, podendo responder por crime ambiental contra fauna. Em seguida, ele foi liberado.

Fonte: Correio Braziliense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.