Cerca de 75 animais são resgatados das enchentes no Maranhão

Cerca de 75 animais são resgatados das enchentes no Maranhão
Bombeiros resgatam animais domésticos vítimas das enchentes no Maranhão — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

As enchentes provocadas pelas fortes chuvas no Maranhão não atingem apenas os seres humanos. Muitos animais de estimação que vivem em áreas de risco também sofrem com as consequências do desastre ambiental. Cerca de 75 animais, entre cães e gatos, já foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Na impossibilidade de serem levados por suas famílias ou assustados pelos acontecimentos, muitos acabam ficando nos locais alagados. Os animais encontrados com saúde debilitada recebem atendimento médico, vacinas e são alimentados pelos militares, com o auxílio de médicos veterinários voluntários.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, duramente afetadas pelas enchentes, bombeiros percorrem regiões alagadas em busca de animais ilhados em telhados e árvores. Cerca de 30 animais foram resgatados e alimentados somente nesta região.

A ação de salvamento de animais também conta com apoio das prefeituras municipais, responsáveis pelo abrigo de cães e gatos que não precisam de atendimento clínico.

De acordo com boletim divulgado na segunda-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), subiu para 51 o número de municípios maranhenses em situação de emergência por conta das fortes chuvas e inundações registradas no Maranhão. Até o momento, cerca de 31,4 mil famílias já foram afetadas pelos temporais.

Fonte: g1