Colômbia: repúdio por morte de cavalo explorado para passeios de carruagem em Cartagena

Colômbia: repúdio por morte de cavalo explorado para passeios de carruagem em Cartagena
Repúdio por morte de cavalo que era usado em veículo de tração animal

Um dos cavalos utilizados como veículo de tração animal no Centro Histórico da cidade de Cartagena, na Colômbia, morreu na manhã deste domingo dia 17 de março após sofrer, segundo parecer veterinário, uma síndrome abdominal aguda.

A notícia causou repúdio, principalmente no prefeito Dumek Turbay Paz, e nos integrantes da Unidade Municipal de Assistência Técnica Agropecuária (Umata), sendo este último responsável pelo tratamento do caso.

“Esses eventos mancham todas as iniciativas que lideramos, em todos os tipos de áreas, para promover o desenvolvimento em Cartagena. Trabalhamos para tornar a cidade uma campeã do cuidado animal em nível internacional, através da implementação de políticas públicas para a fauna urbana, do cuidado integral dos animais, das esterilizações, da proibição das touradas e da substituição dos carruagens turísticas por veículos eléctricos, mas acontecem estas coisas que repudiamos e obviamente nos deixa com um mau pressentimento”, disse o prefeito de Cartagena.

O animal, informou a Prefeitura em comunicado, estava morrendo na via pública e imediatamente a equipe veterinária da Umata chegou ao local, verificou o microchip e validou sua adesão ao VTA (Veículo de Tração Animal).

A Umata e a Polícia Ambiental organizaram uma operação especial para procurar o proprietário que consta na base de dados do censo da VTA referente ao ano de 2022.

O proprietário deve responder à situação, pois o cavalo foi encontrado com a saúde muito debilitada, abaixo do peso e fisicamente instável.

Em consequência desta situação, a Unidade de Assistência Técnica Agrícola Municipal anunciou que um cavalo que seja encontrado na via pública, errante e sem dono responsável, será apreendido pela Polícia Ambiental e colocado à disposição da Umata.

Por Maria Victoria Bustamante / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: El Heraldo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.