Com aulas suspensas, campanha de adoção pede ajuda para animais abandonados na UFMS

Com aulas suspensas, campanha de adoção pede ajuda para animais abandonados na UFMS
Um dos gatinhos para adoção em projeto da Famez, da UFMS de Campo Grande — Foto: Andreza Furtado/Arquivo Pessoal

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos reflexos para Campo Grande e, consequentemente, também na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com as atividades presenciais suspensas por um mês desde o último dia 17, outros serviços que funcionavam na universidade começam a ser afetados.

Um deles, o projeto de residentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), que cuida de gatos abandonados na Universidade há mais de 4 anos. De acordo com uma das médicas veterinárias do programa, Andreza Furtado de Souza, de 28 anos, com a suspensão das aulas, os residentes se revezaram na ida até o campus para cuidarem dos animais.

Porém, com o avanço da pandemia no estado, especialmente na capital, não há mais como os gatos ficarem no Hospital Veterinário (HV). “Nós cuidamos deles desde que os encontramos, tratamos, castramos e tudo mais. Mas agora, nos foi dado um prazo até esta terça-feira (24) para tirarmos os gatos de lá”, explica Andreza.

Com a situação, ela e outros residentes criaram uma campanha de adoção para os animais, que já está sendo compartilhada em redes sociais. Caso eles não sejam adotados, os gatos serão encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Essa possibilidade é impensável para a gente, então estamos fazendo de tudo para darmos um novo lar a esses gatinhos”, conta a médica veterinária.

Post feito por Andreza em uma de suas redes sociais, incentivando a adoção dos animais. — Foto: Andreza Furtado/Arquivo Pessoal

Por enquanto, os gatos ficarão na casa de um dos residentes, que está vazia após a suspensão das aulas. “Já temos algumas pessoas interessadas na adoção, mas precisaremos de tempo para avaliar a adaptação. As pessoas precisam entender que os animais necessitam de uma tutoria responsável, com condições financeiras de manter os gatos em casa e um ambiente saudável para eles”, afirma Andreza.

Quem se interessou em adotar um dos gatinhos cuidados pela Famez, pode entrar em contato com as residentes pelos números (67) 991006531 e (67) 99278-7918

Animais são abandonados frequentemente na UFMS

Placa na UFMS orienta sobre o crime de abandono de animais. — Foto: Reprodução/UFMS

Não é incomum encontrar animais abandonados por todo o campus da UFMS. Andreza explica que, além dos gatos cuidados pela Famez, outros professores e alunos também se organizam para ajudar a cuidar de bichinhos deixados na Universidade. “Infelizmente tem animal distribuído pela UFMS inteira. Sei que tem projetos que ajudam e dão assistência, mas é preciso que o pessoal tenha consciência de parar de deixar animal pelo campus”, finaliza a médica veterinária.

A reincidência ao abandono de animais no local motivou a Universidade a até instalar placas avisando que a UFMS possui câmeras 24 horas e que o ato é crime. De acordo com o artigo 164 do Código Penal, o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo é passível de prisão de 3 meses a 1 ano e multa.

Por João Pedro Godoy

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.