Creme de feijão branco com alho e alecrim

Creme de feijão branco com alho e alecrim

RECEITAS papacapim cremedefeijaobranco

Ingredientes

  • 2x de feijão branco cozido (sem tempero e escorrido)
  • 1/2x de castanhas de caju (de molho por 6 horas)
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 galhinho de alecrim fresco
  • 4cs de suco de limão 1/4x de água
  • 4cs de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Em uma panela ou frigideira pequena, aqueça o azeite. Quando estiver quente, mas não fervente, junte o ramo de alecrim, desligue o fogo e deixe descansar 10 minutos.

Descarte o alecrim (se algumas folhinhas ficarem na panela não tem problema), aqueça o azeite novamente em fogo baixo e frite o alho até ficar bem dourado. Alho queima fácil então fique de olho na panela o tempo todo.

Desligue o fogo, junte o feijão branco e mexa bem pra incorporar todo o azeite (assim o feijão “limpa” a panela e nem uma gotinha de azeite é desperdiçada). Transfira tudo pro liquidificador, acrescente as castanhas escorridas, o suco de limão, a água, uma dose generosa de sal (quase 1cc) e pimenta do reino a gosto.

Triture até as castanhas se desfazerem completamente e a mistura ficar super cremosa. À partir daí, bata mais 1 minuto (30 segundos-pausa-30 segundos) pra incorporar ar no creme e deixar a textura mais leve.

Prove e corrija o tempero, se necessário. Sirva em temperatura ambiente, com pão, torradinhas ou palitos de legumes crus. Se conserva 4 dias na geladeira (talvez mais, mas sempre como tudo antes).

Rende um pouco mais de 2 xícaras.

Fonte: Papa Capim

Mais receitas

{module [429]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.