CRMV-RJ protocola reclamação formal contra empresa Gontijo por impor que animais viajem ‘parcialmente sedados’

CRMV-RJ protocola reclamação formal contra empresa Gontijo por impor que animais viajem ‘parcialmente sedados’

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) está agindo de forma enérgica em resposta à preocupante política da empresa de transporte Gontijo, que exige a ‘sedação parcial’ de animais durante viagens. Na última sexta-feira (26), o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, protocolou uma reclamação formal junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em Brasília (DF), reforçando a posição da autarquia em defesa do bem-estar dos animais.

O CRMV-RJ esclarece que a imposição da empresa Gontijo de que os animais viajem “parcialmente sedados” carece de embasamento científico adequado e ignora os potenciais riscos à saúde dos animais. Isso porque, a sedação contínua, especialmente durante viagens longas, pode acarretar uma série de complicações de saúde para os animais, representando um risco real para sua vida e bem-estar. É fundamental que essa prática seja revista e corrigida.

O Conselho segue comprometidos em garantir que os animais sejam tratados com o respeito e o cuidado que merecem. Por isso, instamos a ANTT a tomar medidas urgentes para corrigir essa situação e proteger os direitos e o bem-estar dos animais.

Esta autarquia reitera seu compromisso com a defesa dos direitos dos animais e permanecerá vigilante na promoção de práticas responsáveis e éticas relacionadas ao transporte e cuidado dos animais.

Fonte: CRMV_RJ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.