De quatro a seis filhotes de cães e gatos são abandonados em São Vicente, SP

De quatro a seis filhotes de cães e gatos são abandonados em São Vicente, SP
Filhotes de gatos abandonados na porta da Zoonoses de São Vicente (Foto: Divulgação/PMSV)

De quatro a seis filhotes de cães e gatos são abandonados por semana na porta do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (DEZOON) de São Vicente. Há ainda animais adultos que frequentemente são deixados no local. 
Segundo o chefe de departamento do órgão, Kleber Souza Costa, entre os mais velhos, muitos já estão doentes, até com tumores. ”É triste vermos que um animal ficou a vida toda com uma pessoa e, no final, é abandonado”.

Depois de uma triagem e tratamento, os cães e gatos que chegam ao departamento ficam prontos para receber um novo lar. “Eles são vermifugados, castrados, vacinados e é inserido um chip para identificação e controle populacional”.

Já os filhotes com menos de quatro meses são avaliados pelos veterinários e recebem um vale-castração para o tutor agendar uma data para o procedimento.

No momento, estão à espera de um lar dez gatos, sendo dois adultos. Também há oito filhotes de cães para serem doados. As pessoas interessadas na adoção podem comparecer ao departamento, que fica na Rua Catalão, 530, no Voturuá, munidos de RG e comprovante de residência.

Além destes, existem os cães de rua adultos que, quando recolhidos pelo Departamento de Zoonoses, são tratados e devolvidos ao local de origem no Município, de acordo com o Termo de Ajuste e Conduta (TAC) do Ministério Público (MP). Quem tiver interesse em adotar um desses animais pode entrar em contato pelo telefone: 3561-1604.

A Prefeitura ressalta que o abandono de animais em vias da Cidade deve ser denunciado pessoalmente na Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público, que fica na Rua Jacob Emmerich, 1367 – Parque Bitaru.

Fonte: A Tribuna 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *