‘Debilitados’, cães resgatados de canil em SC recebem tratamento; saiba como adotá-los

‘Debilitados’, cães resgatados de canil em SC recebem tratamento; saiba como adotá-los
Após ser resgatada de canil, Lilica aguarda procedimento para ser liberada para adoção. Isabela Corrêa / NDTV

Sorridentes e muito amorosos. Os cães resgatados de um canil clandestino, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, continuam em tratamento e, nos próximos dias, estarão disponíveis para adoção.

Como a Lilica, cachorrinha da foto acima, outros 220 animais resgatados recebem acompanhamento veterinário pela equipe do Cbea (Centro de Bem-Estar Animal).

Mas nem todos já foram retirados do canil clandestino. Foi dado prioridade à transferência dos mais debilitados, como cães idosos, fêmeas que tiveram cria há pouco tempo e filhotes.

Os animais ainda estão passando por exames para verificar a saúde. Alguns estão com bastante pulgas e carrapatos, além do peso baixo.

As fêmeas com filhotes também estão debilitadas. Outros cães ainda apresentam dermatite, um problema de pele comum.

Alguns filhotes estão com a saúde em dia e já vão receber as vacinas para serem liberados para adoção. Todos os cães já começaram a ser microchipados e vão passar por castração.

Para uma das veterinárias que estão à frente do tratamento dos animais, o sentimento ao olhar para os cãezinhos melhorando a cada dia é de alegria. “Traz um ar de felicidade em estar proporcionando isso para eles”, contou Ana Lara Basiquetto.

Animais resgatados do canil precisam de cuidado especial

Segundo a gerente do Cbea, Elisabet de Sousa Mendes, os cães, que em sua maioria são de raça, necessitam de um cuidado especial das famílias que os adotarem.

“As pessoas que têm interesse nesses cães precisam entender que eles demandarão espaço, financeiro. Todo um cuidado especial porque são cãezinhos que já passaram por maus-tratos”, afirma a gerente.

Além disso, há alguns animais que têm doenças próprias das raças, então vão precisar de acompanhamento constante com médicos veterinários.

Como adotá-los?

Após todo o tratamento, os cães já serão liberados para adoção. Os primeiros devem ficar disponíveis para receberem um novo lar ainda nesta semana.

As famílias interessadas devem abrir uma ouvidoria no site da Prefeitura de Joinville e, na solicitação, detalhar que tem interesse em adotar um dos cachorros resgatados do canil clandestino.

As pessoas interessadas receberão uma ligação do Cbea à medida que os animais começarem a ser liberados para adoção.

Confira mais fotos dos cãezinhos resgatados do canil

Por Mariana Costa

Fonte: ND+

Adoção responsável

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.