Depois de 9 meses, Departamento de Bem-Estar em Piracicaba (SP) recebe autorização para transferir animais

Depois de 9 meses, Departamento de Bem-Estar em Piracicaba (SP) recebe autorização para transferir animais
Estado emite autorização e Simap de Piracicaba poderá transferir cavalos para o Departamento de Bem Estar Animal — Foto: Prefeitura de Piracicaba/Centro de Comunicação Social

Nove meses após pedido ao governo estadual, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) de Piracicaba (SP) afirma, nesta sexta-feira (19), que recebeu autorização do Governo do Estado para transferência dos cavalos e outros animais de grande porte, resgatados do Departamento de Bem Estar Animal (DBEA), no bairro Jupiá.

A liberação foi emitida nesta quinta-feira (18), segundo a prefeitura. A administração municipal afirma que, agora, vai iniciar o processo de transferência dos animais. O local, sem uso, apresentava sinais de deterioração e abandono.

A solicitação, segundo a prefeitura, havia sido feita pela Pasta em meados de abril de 2023, logo após a inauguração do departamento, em março do ano passado.

“Entretanto, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, somente emitiu o documento no dia 18 de janeiro de 2024. Dessa forma, a transferência dos animais não ocorreu de forma definitiva até o momento porque a Simap aguardava o documento emitido pelo CDA.”, comunicou a administração municipal em nota enviada à imprensa.

Abandono

Nesta quinta-feira (18), o g1 publicou uma reportagem sobre as condições do Departamento de Bem-Estar Animal de Piracicaba (SP), inaugurado em março de 2023, mostrando problemas com falta de manutenção e abandono. O espaço que foi construído para abrigar animais de grande porte está vazio e com sinais de deterioração.

VÍDEO: Local destinado ao departamento de bem-estar animal de Piracicaba está abandonado

A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, foi até o local nesta quinta (18) e encontrou vários problemas. A situação se concentra principalmente na área que foi construída para abrigar animais de grande porte que são abandonados nas ruas, como cavalos e bois.

No entanto, não há nenhum animal de grande porte no local. As grades acumulam ferrugem e toda a área tem muito mato alto. Na parte da baia dos animais, um trecho do telhado está quebrado. De acordo com os funcionários, o local nunca funcionou.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente afirmou que o local não está abandonado. “Não se trata de mato, mas sim pastagem. A pastagem foi refeita para os cavalos entrarem”, diz um trecho do comunicado.

A pasta informou que a transferência dos animais ainda não ocorreu de forma definitiva porque a secretaria aguardava documentação para o transporte dos bichos.

Por Edijan Del Santo

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.