Dois macacos são encontrados mortos na região Norte de Belo Horizonte, MG

Dois macacos são encontrados mortos na região Norte de Belo Horizonte, MG
Corpos foram encontrados por moradores do bairro Canaã na manhã desta quinta-feira

Moradores do bairro Canaã, na região Norte de Belo Horizonte, encontraram, na manhã desta quinta-feira (28), os corpos de dois macacos sagui mortos na calçada. Os corpos não apresentavam sinais de violência, o que levou a técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte recolherem os animais para estudar o motivo da morte. Há a suspeita de febre amarela.

Em contato com a reportagem, a prefeitura informou que os corpos foram enviados para laboratório e que novas ações devem ser feitas na região para o controle destes animais.

Confira a nota na íntegra:

1. A equipe de zoonoses da regional Venda Nova foi, nesta tarde, até o local para recolher os corpos dos dois primatas mortos encontrados no endereço informado;

2. Os corpos serão encaminhados para o laboratório de zoonoses de Belo Horizonte. No local serão feitas avaliações das condições para recolhimento de amostra e envio ao laboratório de referência para análise; ​

3. Por questões da localização do imóvel, na divisa com Santa Luzia, a equipe de zoonoses da regional Venda Nova irá articular uma ação conjunta com o ​município vizinho para executar as medidas de prevenção, como ações de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti em um raio de 200 metros de onde foi encontrado o macaco;

4. A SMSA ressalta que o pedido de recolhimento de macacos encontrados mortos deve ser feito à gerência de zoonoses das regionais, pelos seguintes telefones:

Centro-Sul
(31) 3277-6357

Barreiro
(31) 3277-5917

Nordeste
(31) 3277-6226

Leste
(31) 3277-4313

Norte
(31) 3277-7382

Noroeste
(31) 3277-7648

Pampulha
(31) 3277-7968

Oeste
(31) 3277-7021

Venda Nova
(31) 3277-5538

5. É muito importante que a população entenda que esses primatas não apresentam riscos para a saúde humana, e que estes não transmitem a febre amarela. Pelo contrário, os animais doentes ou mortos que são encontrados são um importante sinal para a vigilância de possíveis doenças.

6. Até o momento não foi registrado nenhum caso de febre amarela com transmissão no município de Belo Horizonte. Isso se deve ao sucesso das ações executadas com alta cobertura vacinal e ações de bloqueio ao mosquito transmissor.

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *