Entre em vigor lei que proíbe colocação de piercings em animais por estética em Pernambuco

Entre em vigor lei que proíbe colocação de piercings em animais por estética em Pernambuco
Focinho de cachorro - Bruno Cervera/Pexels

Lei estadual sancionada e publicada na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial de Pernambuco proíbe a colocação de piercings em animais com finalidade estética.

O texto do Código Estadual de Proteção aos Animais já proibia a realização de tatuagens em animais com o intuito estético – o que não inclui as marcações feitas nos bichos ou a implantação de objetos que possibilitem a identificação de propriedade, segundo a lei nº 17.270/2021.

Na justificativa da matéria acerca dos piercings, o deputado Clodoaldo Magalhães (PV), autor do projeto, ressaltou a necessidade de coibir a colocação de piercings com o objetivo de adornar os bichos.

“Toda e qualquer ação que promova sofrimento nos animais deve ser repudiada e proibida. Não há razão para permitirmos que, por mero deleite dos proprietários, eles sejam violentados fisicamente, como ocorre no processo de fixação de piercings”, disse o parlamentar.

Em junho do ano passado, o projeto recebeu aval da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em agosto, a matéria passou na Comissão de Agricultura.

Com a sanção da lei, dada pelo presidente da Casa, Eriberto Medeiros, a lei que proíbe a colocação dos piercings já está em vigor.

Por Fabio Nóbrega

Fonte: Folha de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.