EPTC recolhe 348 cavalos das ruas de Porto Alegre em 2023

EPTC recolhe 348 cavalos das ruas de Porto Alegre em 2023
Atualmente, 37 equinos estão disponíveis para adoção no abrigo mantido pela prefeitura na Zona Sul

Ao longo de 2023, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) resgatou 348 cavalos das ruas de Porto Alegre. Enquanto parte deles era vítima de maus-tratos, outros 195 estavam desgarrados e foram devolvidos aos proprietários. Atualmente, 37 animais recuperados estão aptos para adoção no abrigo mantido pela prefeitura.

A EPTC fiscaliza a circulação ilegal de carroças e recolhe os cavalos abandonados nas vias públicas e que oferecem risco à segurança viária. “Todos os animais que passam pelo são microchipados. Ano passado, foram adotados 97 cavalos, que seguem em acompanhamento. Com a identificação individual, garantimos eficiência no controle do histórico e do bem-estar destes animais”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

O microchip tem o tamanho de um grão de arroz, com número único de identificação, que não pode ser alterado ou removido. Ele é implantado sob a pele de todos os cavalos apreendidos, normalmente na região do pescoço, e não gera danos à sua saúde. Os dados são lidos por meio de um scanner e gerenciados em um software.

Além de atender denúncias, a EPTC realizou 18 blitze com o objetivo de fiscalizar e reprimir o uso de veículos de tração animal. “A nossa missão é garantir que não aconteçam acidentes com pedestres ou motoristas, e proteger os cavalos soltos nas vias ou que sofrem algum tipo de agressão”, afirma o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.

A Equipe de Fiscalização de Veículos de Tração Animal (EFVTA) da EPTC tem a atribuição de recolher estes cavalos, que podem ocasionar sinistros de trânsito, além de guardar e recuperar os animais, bem como de promover a sua adoção.

A EPTC acompanha todo o processo adotivo e anualmente realiza vistorias para verificar a situação dos animais com as novas famílias. Em 2023, foram realizadas 60 vistorias pós adoção. O objetivo é zelar pelo bem-estar dos equinos.

Adoção – É feita na forma de fiel depositário e supervisionada pelo Ministério Público. O adotante deve possuir local adequado para manter o cavalo em boas condições e se candidatar por meio da Carta de Serviços da prefeitura. O animal não poderá ser submetido a qualquer tipo de trabalho, especialmente os de tração, como guia de carroças, charrete e arado. Também não poderá ser usado em práticas esportivas, como saltos e corridas. Hoje, há 41 animais no local, sendo que 37 estão aptos à adoção.

Denúncia – No caso de cavalos abandonados ou maltratados, é importante que o cidadão denuncie pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou do número 118, para que a prefeitura possa fiscalizar, analisar e providenciar estas demandas. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo em feriados.

Se o fato for constatado, é feito o recolhimento. O animal é levado para a área de acolhimento, na Zona Sul, onde recebe alimentação adequada, além de medicação. Em 2023, a EPTC recebeu 1.244 chamadas relativas a cavalos. Dessas, 66 foram de maus-tratos, 1.025 de animais soltos nas ruas e 153 referentes a veículo de tração animal (carroças).

Abrigo – O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, baias em alvenaria para equinos debilitados, assistência veterinária e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. O abrigo possui área de pastagem, além de cocho de alimentação e bebedouro para os animais. Em caso de animais recolhidos por maus-tratos, após recuperados e aptos pela avaliação médica veterinária, são encaminhados para adoção.

O abrigo é aberto à visitação, mediante agendamento, e está localizado na rua Chrispim Antônio Amado, 1266, bairro Lami. As informações sobre adoção também podem ser obtidas via e-mail [email protected].

Por Caroline Callai, Gustavo Roth e Cristiano Vieira

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.