Fala supostamente ‘gordofóbica’ gera mais polêmica que crueldade imposta a cavalos em cavalgada, em Votorantim, SP

Fala supostamente ‘gordofóbica’ gera mais polêmica que crueldade imposta a cavalos em cavalgada, em Votorantim, SP
Tumulto é registrado na Câmara de Votorantim — Foto: Reprodução/ TV TEM

Dois vereadores de Votorantim (SP) registraram um boletim de ocorrência por injúria após se sentirem ofendidos por uma fala do vereador Cesar Silva (Cidadania). O caso ocorreu nesta terça-feira (4), durante a sessão ordinária (assista abaixo).

VÍDEO: Vereador é denunciado após ofender ‘pessoas com 100 kg’ em sessão na Câmara de Votorantim

De acordo com o documento, os vereadores estavam em sessão discutindo o veto total da prefeita, Fabíola Alves (PSDB), no projeto de lei que institui a cavalgada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Votorantim no calendário de eventos do município.

O vereador Cesar Silva, em determinado momento, fez uso da palavra na tribuna e disse, ao falar do veto do projeto:

“Nada de alguém com 100 quilos subindo em um animal para judiar. Nada. Tinha que ser ao contrário, tinha que carregar o animal.”

Os vereadores Ita (Cidadania) e pastor Lilo (União Brasil) se sentiram ofendidos com a frase, a situação gerou um tumulto e a sessão foi encerrada.

Foi necessária a intervenção da equipe de segurança do Poder Legislativo e, ainda, considerando o clima tenso no auditório, o presidente do Legislativo, vereador Thiago Schiming (PSDB), precisou aplicar o Regimento Interno.

As matérias parlamentares que deixaram de ser votadas nesta terça-feira, incluindo o veto total, voltam à pauta na próxima sessão ordinária, marcada para a próxima terça-feira (11), às 9h.

A assessoria do vereador Cesar Silva informou, em nota, que estranhou o tumulto durante a sessão. Confira o posicionamento do político abaixo, na íntegra:

“Causou-me estranheza dois vereadores quererem se vitimizar e tumultuar a sessão da Câmara, interrompendo minha fala e se não fossem contidos por quatro seguranças da Câmara possivelmente eu seria agredido. A fala desse vereador que trabalha a causa animal foi que não podemos ser coniventes com práticas de abandono e maus tratos, e que até mesmo um animal não pode carregar uma carga de 100 quilos ou mais, pois isso compromete sua estrutura. Não citei nomes, mas os vereadores querendo holofotes políticos agiram de má fé. Já fiz um boletim de ocorrência e protocolei um pedido junto a Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar.”

Já a Câmara de Votorantim disse que lamenta o ocorrido e que as discussões em plenário são saudáveis desde que não ultrapassem o limite do respeito, do decoro parlamentar, e não se tornem palco de disputa de espaço político.

“Infelizmente o que vimos hoje foi um episódio triste, com excesso de nervosismo e discussões descabidas, vereadores avançando sobre outros, tanto que resultou no pedido protocolado pelo vereador Cesar Silva, de quebra de decoro parlamentar em desfavor dos vereadores pastor Lilo e Ita.”

O presidente da Câmara, Thiago Schiming (PSDB), afirmou que vai analisar junto à Procuradoria Jurídica da Casa todos os fatos registrados durante a sessão para que sejam tomadas as providências necessárias.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.