Filhotes de coruja são resgatados por bombeiros durante incêndio no DF

Filhotes de coruja são resgatados por bombeiros durante incêndio no DF
Foto: CBMDF/Divulgação

Três filhotes de coruja foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros durante um incêndio florestal no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, nesta quinta-feira (18), no Distrito Federal. De acordo com a corporação, com a proximidade do fogo os animais fugiram do ninho e estavam em situação de risco.

Depois de resgatados, os bombeiros solicitaram o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMa) para acolhimento das corujas. Ao todo, cinco militares participaram da ocasião.

Os animais não apresentavam ferimentos aparentes, e família de corujas foi levada para o Zoológico de Brasília para serem avaliados por veterinários. Caso estejam em boas condições de saúde para voltarem à natureza, as corujas vão ser soltas novamente em local seguro.

Onda de incêndios

Com o período de seca, que geralmente vai até outubro as chances de ocorrerem incêndios florestais aumentam no Distrito Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiro do DF (CBMDF), até o último dia 14 de julho, foram atendidas 2.025 ocorrências do tipo, uma média de quase 10 por dia.

O número é menor que no ano passado, quando até o dia 30 de julho foram registradas 2.465 ocorrências desta natureza. Além da época, outros fatores que contribuem para este desastre são a queima de lixo; queima de podas e ações criminosas.

Provocar incêndio em mata ou floresta é considerado crime ambiental. A pena aos infratores é de dois a quatro anos de prisão e multa. Se o crime é culposo, a pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa.

Fonte: Destak

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.