Galinha cai de caminhão em movimento na BR-101; assista

Galinha cai de caminhão em movimento na BR-101; assista

Nesta quarta-feira (7), um incidente envolvendo o transporte de animais foi registrado na BR-101, em Biguaçu, SC. Uma galinha que era transportada em um caminhão de carga viva caiu da parte superior do veículo após se desequilibrar durante o trajeto. Imagens compartilhadas nas redes sociais também mostram outra galinha prestes a cair do caminhão.

O vídeo, divulgado nas redes sociais, evidencia vários animais sendo transportados dentro de caixas em um caminhão. Nas imagens, duas galinhas na parte superior do veículo tentam se segurar em meio ao vento causado pela agitação do transporte. O incidente levanta questões sobre o cumprimento das regulamentações para o transporte de carga viva.

A legislação brasileira estabelece regras específicas para o transporte de carga viva, visando garantir a segurança dos animais. Essas regulamentações incluem espaço adaptado, visibilidade, sistema de ventilação, piso adequado, proteção contra fugas, travas de segurança, identificação e número de emergência, além da necessidade de certificação.

O transporte de carga viva é comumente utilizado para suínos, bovinos, aves destinadas ao abate, cavalos e outros animais de criação. No entanto, é essencial que as normas sejam seguidas para garantir o bem-estar dos animais durante o deslocamento.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por TopElegance (@jornaltopelegance)

Por Daianny Camargo

Fonte: TopElegance


Nota do Olhar Animal: O transporte é uma das situações no sistema de produção de carne e de outros produtos de origem animal em que os animais são submetidos a intensos maus-tratos. Trata-se de um agravante em relação ao dano maior, que é o abate, que viola o interesse mais básico destes seres, que é o interesse em viver. Só há uma forma definitiva de poupar os animais de todo esse sofrimento, só há uma maneira de não ser cúmplice da crueldade e da injustiça cometida contra eles: é não consumindo estes “produtos” e, assim, deixando de financiar as atrocidades cometidas contra estes animais.

Se a morte dos animais é o principal problema, há também outras questões bem graves vinculadas à exportação de animais vivos, como o trabalho escravo e o desmatamento, indicados em uma matéria do UOL que pode ser acessada aqui.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.