Golfinhos são encontrados mortos e enrolados em redes de pesca na Praia do Paiva, em PE

Golfinhos são encontrados mortos e enrolados em redes de pesca na Praia do Paiva, em PE
Foto: Reprodução/Whatsapp

Duas toninhas, que são um tipo de golfinho, foram encontradas mortas na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, nesta quinta-feira (14). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os animais na faixa de areia e enrolados em redes de pesca.

O registro foi enviado para a Secretaria de Meio Ambiente do município, que designou dois biólogos para identificar a espécie dos animais. Em seguida, foi encaminhado um ofício sobre a morte das toninhas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para a Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e de Administração de Recursos Hídricos (CPRH).

“Sabemos que os recifes de corais são áreas ricas em diversidade e é uma cadeia alimentar, ou seja, animais vão ali para se alimentar de outros porque é um ambiente rico em espécies. E os pescadores irresponsáveis e que desrespeitam as normas acabam colocando rede nessas áreas”, pontuou o secretário executivo de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, Harley Ananias Belo.

O secretário também destacou que a pasta é responsável por monitorar a faixa de areia e que o Ibama é o órgão que fiscaliza as atividades irregulares dos pescadores. O Ibama esteve no local e recolheu amostras das redes de pesca para identificar os responsáveis pelo prejuízo ambiental.

Harley também explicou que os pescadores que cometem infrações como esta estão sujeitos a sanções administrativas nos âmbitos da comercialização do produto e da permissão para navegar. Segundo ele, as áreas dos recifes de corais são protegidas por lei e a pesca é proibida.

A Secretaria de Meio Ambiente do Cabo conta com uma rede de monitoramento para identificar irregularidades no ecossistema marinho e com plataformas para que casos como estes sejam reportados. Quem encontrar animais mortos nas praias da cidade pode entrar em contato pelo número (81) 99151-8127 ou pelo e-mail [email protected].

Como proceder caso encontre animais mortos na praia

Casos de animais mortos nas faixas de areia de praias são comuns e há diversos fatores, como a ingestão de lixo, sufocamento por redes de pesca, doenças e encalhamento.

Diante deste cenário, é importante que as pessoas saibam como agir para evitar problemas de saúde e para a natureza. Ao encontrar o animal marinho morto ou encalhado, é essencial não mexer nele e acionar os órgãos competentes da cidade.

O Ibama pode ser acionado pelo número 0800 061 8080. No Recife, o recolhimento do animal também é feito pelo Centro de Vigilância Ambiental, que pode ser acionado pelos telefones 3355 7712 e 3355-7705.

Por Adelmo Lucena

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.