Índia perdeu 49 elefantes para caçadores em 2021

Índia perdeu 49 elefantes para caçadores em 2021

Cerca de 49 elefantes foram mortos em todo o país por caçadores em 2021, com agências policiais prendendo 77 acusados, disse uma agência do governo central em resposta a uma consulta da RTI.

As mortes máximas foram registradas em Assam (9), seguido por Bengala Ocidental, Odisha e Tamil Nadu (8 cada), Karnataka e Uttarakhand (3 cada), disse o Escritório de Controle de Crimes contra a Vida Selvagem (WCCB).

Tanto Kerala quanto Arunachal Pradesh registraram dois casos de mortes de elefantes, enquanto Rajasthan, Himachal Pradesh, Bihar, Meghalaya, Chhattisgarh e Maharashtra tiveram um caso cada, acrescentou.

O ativista dos direitos sociais e animais de Noida, Ranjan Tomar, solicitou informações ao WCCB, que funciona sob o Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas (MoEFF) sob a Lei do Direito à Informação (RTI – Right to Information).

Em termos de detenções relacionadas com a matança de elefantes, o máximo de 17 pessoas foram detidas em Tamil Nadu, seguidas de 15 em Assam, 13 em Odisha, 11 em Bengala Ocidental, de acordo com a resposta.

Cinco pessoas foram detidas em Kerala, quatro em Uttarakhand e Bihar, três em Maharashtra, duas em Meghalaya e Rajasthan e uma em Karnataka, acrescentou.
Expressando preocupação com a situação da caça furtiva, Ranjan disse que era necessário garantir a proteção dos elefantes em seu habitat natural e esperava aumentar a conscientização sobre isso.

“Os elefantes desempenham um papel significativo na expansão das florestas e da cobertura verde. Eles caminham por vários quilômetros por dia em média, alimentando-se de folhas e frutas na natureza. Durante a caminhada, eles deixam para trás seu esterco que contém sementes de plantas e árvores. É um processo de distribuição de sementes que ajuda a ampliar a cobertura verde”, disse.

De acordo com um censo de 2017 do Project Elephant, a Índia tem o maior número de elefantes asiáticos selvagens, estimado em cerca de 30.000 – cerca de 60% da população global da espécie.

No entanto, centenas de elefantes também foram mortos ao longo dos anos devido a razões como conflito humano-animal, perda de habitat natural e por caçadores que matam as espécies por marfim ou carne.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: ThePrint