Lolita, orca mantida em cativeiro por 52 anos, será libertada nos EUA

Lolita, orca mantida em cativeiro por 52 anos, será libertada nos EUA
A treinadora Marcia Hinton acaricia Lolita durante uma apresentação no Miami Seaquarium em Miami, 9 de março de 1995. — Foto: Nuri Vallbona/Miami Herald via AP

Um aquário da Flórida chegou a um acordo com defensores do bem-estar animal para libertar Lolita, uma orca de 2.268 kg mantida em cativeiro por mais de meio século, disseram autoridades na quinta-feira (30).

VÍDEO: Orca mantida em cativeiro por 52 anos será libertada nos EUA

O Miami Seaquarium disse que chegou a um “acordo vinculativo” com a organização sem fins lucrativos Friends of Lolita para devolver o golfinho a um habitat oceânico no noroeste do Pacífico dentro de dois anos.

Lolita, uma orca de 57 anos capturada em 1970 em uma enseada perto de Seattle, também é conhecida como Toki, um nome que é a abreviação do nome nativo americano do animal, Tokitae, informou o “Miami Herald”. O plano de devolver Lolita ao seu habitat natural requer aprovação federal, segundo o jornal.

O processo para devolver Lolita às águas levou anos para ser concluído, começando com a transferência da propriedade do aquário para a The Dolphin Co, disse Daniella Levine Cava, prefeita do condado de Miami-Dade, em entrevista coletiva. Mais tarde, a empresa fez parceria com a organização sem fins lucrativos para fornecer assistência médica ao animal.

O proprietário anterior do Seaquarium, SeaWorld Entertainment Inc , encerrou gradualmente os shows com orcas em 2016. Lolita, que já foi uma das principais atrações do Seaquarium, foi aposentada dos shows em março de 2022, depois que a administração mudou de mãos.

“Encontrar um futuro melhor para Lolita é uma das razões que nos motivou a adquirir o Miami Seaquarium”, disse o presidente-executivo da Dolphin Co, Eduardo Albor, em comunicado.

A pressão para libertar Lolita ganhou força depois que o documentário de 2013 “Blackfish” mostrou o cativeiro das orcas.

Os defensores dos direitos dos animais durante anos lutaram sem sucesso no tribunal para obter a liberdade de Lolita depois que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica adicionou as orcas à lista de espécies ameaçadas de extinção em 2015.

As baleias assassinas são mamíferos altamente sociais que não têm predadores naturais e podem chegar aos 80 anos.

Fonte: Reuters via g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.