Mais de 1,5 mil animais silvestres são resgatados pelos bombeiros em áreas urbanas no Acre

Mais de 1,5 mil animais silvestres são resgatados pelos bombeiros em áreas urbanas no Acre
Preguiça foi resgata em Tarauacá, no interior do Acre e solta na floresta — Foto: Divulgação/CBM-AC

Um levantamento do Corpo de Bombeiros, feito a pedido do G1, mostrou que só nos primeiros meses deste ano 1.589 animais silvestres já foram resgatados em diversas situações nas cidades do Acre. O maior número está na capital Rio Branco, que já registrou, até o sábado (23), 927 capturas.

Os dados são de janeiro até 23 de maio.“Todos os dias temos esses resgates, só que divulgamos pouco. Para se ter uma ideia, em Rio Branco, nós temos em torno de 10 capturas todos os dias de vários animais como cobra, jacaré, preguiça”, informou o major Claudio Falcão.

Os animais são encontrados em situações de cativeiro em casa, com machucados nas ruas, ou até mesmo por aparecerem de surpresa nos quintais, por exemplo. Ao serem recapturados, o major informou que a maioria deles é devolvida para a natureza em local que não ofereça riscos para eles nem às pessoas. Alguns que necessitam de cuidados são enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na capital.

Na última quinta-feira (21) em Tarauacá, no interior do Acre, os bombeiros foram acionados para resgatar um bicho-preguiça que estava no quintal de uma residência, no bairro Cohab. Os bombeiros informaram que o animal estava bem e foi solto na floresta.

“No interior também tem o mesmo número aproximado, o que leva a pelo menos 20 capturas diárias em todo estado. São muitas capturas”, reforçou o major.

Macaco ‘zogue-zogue’ é resgatado no interior do AC após bombeiros receberem denúncia de maus-tratos — Foto: Asscom/Corpo de Bombeiros do Acre

Outras capturas
 
Ainda quinta (21), os bombeiros também fizeram o resgate de um macaco da espécie ‘zogue-zogue’, em Sena Madureira, após uma denúncia.

O animal não estava machucado, nem tinha problemas de saúde, mas foi encaminhado ao Cetas para que ele passe por uma reabilitação para ser inserido na selva novamente.

Em fevereiro deste ano, uma família de capivaras foi resgatada por após cair dentro de um bueiro a céu aberto, no bairro Irineu Serra, em Rio Branco.

O resgate ocorreu durante a forte chuva que caia na capital acreana, quando a mãe e quatro filhotes acabaram caindo no esgoto. Após o resgate, a mãe conseguiu escapar e as equipes preferiram não ir atrás para não deixar os animais mais estressados. 

BOMBEIROS RESGATAM FAMÍLIA DE CAPIVARAS QUE CAIU EM BUEIRO SEM TAMPA EM RIO BRANCO Resgate ocorreu na manhã desta terça-feira (11) no bairro Wanderlei Dantas.Aline Nascimento | G1 ACTerça-feira, 11 de fevereiro de 2020Uma família de capivaras foi resgatada por bombeiros após cair dentro de um bueiro a céu aberto, no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. O resgate ocorreu durante a forte chuva que caiu na capital acreana nesta terça-feira (11).O major Cláudio Falcão, da assessoria dos bombeiros, explicou que moradores ouviram o barulho dos animais e acionaram uma equipe de resgate. Foram resgatados a mãe e quatro filhotes.“É um esgoto lá, o que me lembrou do caso de sexta-feira porque se fosse uma criança seria complicado. O buraco tem dois metros e meio de profundidade e recebe o dejeto de vários locais”, complementou.O caso em que o major se refere é o do garotinho Vilk Gabriel André de Lima, de 8 anos. A criança morreu afogada na noite de sexta-feira (7) após cair em um bueiro na Rua Pequena Jéssica, no bairro Wanderlei Dantas.Ainda segundo Falcão, o bueiro fica a uns 10 metros de distância da rua, já em uma área de mata. Ele acredita que o bueiro foi construído pelos moradores do bairro, que foram aconselhados a colocar uma sinalização no local."Todos caíram no buraco. Morador ouviu o barulho e, imediatamente, acionou os bombeiros. Quem deu mais trabalho foi a mãe, que era mais pesada. Ficaram no local mesmo porque a mãe acabou fugindo com os filhotes para o mato. Para não estressar mais os animais, a guarnição preferiu deixá-los ir embora”, concluiu.• Curta e Siga Portal FNA – Fatos & Notícias do Acre e fique por dentro de tudo que movimenta as redes sociais de um jeito fácil e com credibilidade.https://m.facebook.com/fatosenoticiasacre

Julkaissut ℙ𝕆ℝ𝕋𝔸𝕃 𝔽ℕ𝔸 – 𝐅𝐀𝐓𝐎𝐒 & 𝐍𝐎𝐓Í𝐂𝐈𝐀𝐒 𝐃𝐎 𝐀𝐂𝐑𝐄 Tiistaina 11. helmikuuta 2020

Por Alcinete Gadelha

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.