Mais de 350 animais são resgatados em uma casa em Valparaíso de Goiás, GO

Mais de 350 animais são resgatados em uma casa em Valparaíso de Goiás, GO
Cachorros são resgatados em casa de Valparaíso de Goiás — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Mais de 350 animais foram resgatados de uma casa, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local funcionava como uma espécie de canil e gatil e estava super lotado. Ao todo, foram 15 horas de resgate.

VÍDEO: Polícia resgata mais de 400 cães e gatos de casa em Valparaíso de Goiás

“Havia falta de salubridade do local, ou seja, encontramos muitas fezes e urina. Uma situação precária para os animais”, disse o secretário municipal de meio ambiente Tadeu Marcos.

O resgate começou na manhã da última sexta-feira (21), por volta das 9h, e terminou às 14h deste sábado (22), na rua 15 no bairro Morada Nobre. Conforme a fiscalização ambiental, foram resgatados 241 gatos e 128 cães. A denúncia foi feita por vizinhos após reclamações de mau cheiro e barulho.

A dona da casa, Fátima Pererira, disse à TV Anhanguera que trabalha cuidando de animais há 25 anos. Ela contou que muitos deles foram recolhidos da rua ou eram trazidos por moradores e que nem todos conseguiam um lar, e a maioria vivia com ela.

“Parte da minha vida foi lutando e querendo o melhor para eles. Eu sempre dizia e pedia a Deus para ajudar a cuidar e arrumar um lugar maior para eles. Eu vivia na esperança de conseguir. Eu fiz o possível”, diz Fátima.

A Polícia Militar esteve no local e disse que durante a operação, a dona da casa passou mal e precisou de atendimento médico. Ela deve prestar depoimento nos próximos dias.

“Foi feito um laudo médico que atesta a fragilidade dela no momento, por isso, ela não será ouvida ainda”, disse o militar da PM, Miqueias Diniz .

Os animais foram levados em um caminhão. Eles foram encaminhados para o Centro de Zoonoses, vão passar por uma triagem e serão avaliados para adoção ou para receber cuidados.

Por Vanessa Chaves, Dayane Viana e Gabriel Buosi, g1 Goiás e TV Anhanguera

Fonte: G1

Protetor não é acumulador: cuidado com essa construção especista!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.