Mais de trezentos animais selvagens são apreendidos na Colômbia

Mais de trezentos animais selvagens são apreendidos na Colômbia
Assim, as tarântulas estavam entre os animais selvagens contrabandeados | Pixabay

Duas centenas de tarântulas foram apreendidas na Colômbia nesta quinta-feira, em um aeroporto daquele país. Hoje, 03 de fevereiro de 2022, no post do Blog My Pet do Folha GO, vamos te contar tudo o que aconteceu e o por qual motivo contrabandear animais selvagens é crime.

Assim, vamos esclarecer tudo sobre esse tema. Portanto, siga a leitura logo abaixo.

Contrabando de animais selvagens

Em primeiro lugar, vamos contar toda a história. Dois alemães com mais de duzentos potinhos de plástico foram presos na Colômbia, numa tentativa de contrabandear mais de duzentas tarântulas, além de escorpiões, baratas e ovos de aranha.

No caso específico das tarântulas, seu preço é elevado tanto por serem coloridas quanto por serem mais raras. Assim, depois de capturadas e mortas, elas são exibidas como itens decorativos. Então, após são colocadas numa espécie de resina para conservação do corpo morto. Além disso, elas têm alta procura por conta da alta expectativa de vida. Nada menos que cerca de três décadas de existência.

Atenção às leis de cada país

No caso brasileiro, temos o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) que regulariza o comércio e a manutenção de animais. Assim, para criar animais selvagens ou exóticos, é preciso conhecer a lei antes de trazer um “pet” desses para o seu lar.

Em solo brasileiro, é bom saber que a pena para quem realiza contrabando de animais silvestres e selvagens é de prisão. O período varia de 6 meses a um ano. E além disso, a aplicação de uma multa estipulada dependendo do julgamento e do caso específico.

Vale dizer que o Brasil está entre os países que mais exporta animais de forma ilegal. Estima-se a movimentação de mais de um bilhão de dólares no total. Além dos maus tratos, existe a possibilidade de morte dos animais.

Por fim, também vale lembrar que o contrabando envolve a retirada dos animais selvagens de seu habitat. Portanto, além de causar um desequilíbrio, também há risco de extinção.

Assim, caso você tenha planos de transportar um pet, verifique no site do IBAMA como fazer isso de modo adequado. Pois mesmo que envolva pesquisa científica, é preciso ter todos os documentos regularizados para não sofrer nenhum tipo de penalização.

Por Gab Piumbato

Fonte: Folha GO

https://forumanimal.org/campanhas/silvestre-nao-e-pet/