Noruega proíbe criação de buldogues e cavalier king charles spaniels

Noruega proíbe criação de buldogues e cavalier king charles spaniels

Eles podem parecer fofos, mas a Noruega determinou que eles são um produto da crueldade – e eles não podem mais ser criados.

Na segunda-feira, o Tribunal Distrital de Oslo da Noruega tomou uma decisão unânime e histórica de que a criação de buldogues e cavalier king charles spaniels é uma violação da seção 25 da Lei Norueguesa de Bem-Estar Animal e não será mais tolerada.

A decisão foi motivada por um caso instaurado em novembro de 2021 por Proteção Animal Noruega por preocupação com os inúmeros e críticos problemas de saúde das raças de cães.

“Os problemas de saúde do buldogue causados ​​pelo homem são conhecidos desde o início do século 20. Este veredicto está atrasado há muitos anos”, disse Åshild Roaldset, CEO da Animal Protection Norway. em uma postagem publicado pelo grupo na sequência da decisão. “Por várias décadas, cães doentes foram criados em violação à lei norueguesa. Nossos cachorros têm sido vítimas da traição sistemática e organizada dos nossos amigos de quatro patas. Hoje foi confirmado que isso é ilegal”.

A decisão não é uma proibição geral das raças, mas uma “estrutura legal para a criação de animais”, observou o advogado Emanuel Feinberg no post. Assim, o cruzamento dos tipos de cães amados – embora muitas vezes doentios – ainda é possível e permitido.

“Uma condenação não implica a proibição de reprodução séria de Bulldog ou Cavalier, pois o cruzamento sério e cientificamente baseado pode ser uma boa alternativa”, afirmou o julgamento. O país tem a infraestrutura para tornar realidade mais cruzamentos humanos, acrescentou a Animal Protection Norway, observando que a tecnologia também existe.

Para ajudar na transição para melhores táticas de reprodução, a Animal Protection Norway propôs o uso mais regulamentado de temperamento, características e dados de saúde na criação, bem como o uso de marcação de chip. Sem essa rastreabilidade, “é impossível” que a criação de cães seja efetivamente supervisionada, acrescentou Roaldset.

“Este é um dia de celebração para os nossos cães! A Lei de Bem-Estar Animal destina-se a proteger os animais das ações irracionais dos seres humanos, e tem feito isso hoje. Trata-se do direito dos cães de se sentirem bem”, disse Roaldset.

Por Jônatas Barros

Fonte: Bemmais Brasília

https://olharanimal.org/entenda-por-que-caes-de-focinho-achatado-sofrem-mais-com-o-calor/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.