Manifestantes protestam contra embarque de gado após tombamento de carreta cheia de animais

“Chega de crueldade”, “Respeito aos animais” e “Fedor afasta turistas” foram algumas das faixas exibidas por manifestantes durante o protesto ocorrido no domingo (6), em São Sebastião. Dezenas de pessoas percorreram as ruas do centro histórico pedindo o fim do embarque de gado no porto da cidade.
Na madrugada de sábado (5), uma carreta que transportava gado tombou em um trecho da rodovia Rio-Santos (SP-055) e cerca de dez animais fugiram. O motorista do caminhão não se feriu. A carreta transportava cerca de 90 cabeças de gado, sendo que sete bois morreram no acidente e um teve que ser sacrificado, devido aos ferimentos.
Quatro portos ainda exportam “carga viva” no Brasil. Em São Sebastião, o transporte de 21 mil bois foi iniciado durante a semana passada com destino à Turquia. A viagem dura cerca de 20 dias.
Em abril, um juiz federal determinou a proibição desse tipo de operação no país, acatando pedido do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. A proibição, porém, ainda depende de julgamento em segunda instância.
Fonte: Costa Norte
Nota do Olhar Animal: O transporte é uma das situações no sistema de produção de carne e de outros produtos de origem animal em que os animais são submetidos a intensos maus-tratos. Trata-se de um agravante em relação ao dano maior, que é o abate, que viola o interesse mais básico destes seres, que é o interesse em viver. Só há uma forma definitiva de poupar os animais de todo esse sofrimento, só há uma maneira de não ser cúmplice da crueldade e da injustiça cometida contra eles: é não consumindo estes “produtos” e, assim, deixando de financiar as atrocidades cometidas contra estes animais.