Menos de um terço de animais adultos foram adotados em 2023; veja os benefícios

Menos de um terço de animais adultos foram adotados em 2023; veja os benefícios
Cadelinha adulta esperando ser adotada — Foto: TV Morena/Reprodução

A preferência por filhotes costuma vir carregada de dúvidas e mitos envolvendo a adoção de gatos e cachorros mais velhos. Em Campo Grande (MS), menos de um terço dos pets adultos são escolhidos por uma família. No ano passado, 595 animais foram adotados durante as feiras realizadas pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) e, deste total, apenas 168 eram adultos. Veja o vídeo abaixo.

VÍDEO: Mitos podem impedir adoção de cães e gatos mais velhos

Segundo Edvaldo Salles, médico veterinário chefe da Subea, o animal adulto tem outra conduta e não está mais no período juvenil, de roer, morder e destruir objetos, problemas ainda estigmatizados pela população.

“Será que vão se acostumar com um novo lar?”

Stefanie Nantes com os pets adotados já adultos. — Foto: TV Morena
Stefanie Nantes com os pets adotados já adultos. — Foto: TV Morena

A médica veterinária Stefanie Nantes é tutora do cachorro Romeu e decidiu adotar um outro cão adulto para fazer companhia para o pet.

“Eu queria um companheirinho pro meu outro cachorro que já estava adulto e porque ele estava ficando muito sozinho…acabou aparecendo a oportunidade de pegar o Bono, que já era adulto e, estava tendo alguns problemas na casa que ele estava e precisava de um novo lar, e aí que eu decidi experimentar de colocar eles dois adultos juntos no mesmo ambiente pra ver se ia dar certo”

De acordo com a tutora, a ideia foi perfeita, que decidiu adotar também uma gata para compor a família. Os três convivem bem entre si e ficam juntos o dia inteiro, cada um com a sua personalidade. Bono Vox, nome inspirado no vocalista da banda U2, segundo a tutora, é bem quieto e gosta de muito carinho.

A médica veterinária, Telissa da Cunha Kassar, afirma que esses animais que estão no Centro de Controle de Zoonoses são provenientes de maus-tratos, ou que foram abandonados. Eles são recolhidos pelo centro e passam por uma análise clínica, e se permanecerem saudáveis, vão para o processo de adoção.

Como adotar um pet

O tutor leva responsabilidade pelo animal, independente da idade, e precisa ser bem cuidado no novo lar, com amor e carinho. No CCZ, a adoção pode ser feita todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. Nos fins de semana, o horário é estendido das 14h às 19h.

Quem quer adotar um animal, precisa estar com o documento oficial e passar por uma entrevista com os especialistas da unidade.

As feiras de adoção da Subea são no segundo domingo de cada mês. Este domingo (14) não tem, porque a feira da Praça da Bolívia volta só em fevereiro.

Por Rafaela Palieraqui*, Giovanna Dauzacker e João Carlos Corrêa (*estagiária sob supervisão de Gabrielle Tavares)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.