Ministério Público do CE denuncia mais cinco integrantes de quadrilha especializada em tráfico de animais em Fortaleza

Ministério Público do CE denuncia mais cinco integrantes de quadrilha especializada em tráfico de animais em Fortaleza

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, apresentou, na última segunda-feira (28/08), sétima denúncia contra integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de animais silvestres em Fortaleza. Desta vez, foram acusados Francisco Lardivan Gomes da Conceição, vulgo “Gabigol”; Luiz John Lennon Silva Matos; José Isaías da Silva Filho, vulgo “Magrão”; Danilo Pereira da Silva, vulgo “Skol”; e Lincoln Rocha Mendes, que foi preso em flagrante, em julho de 2022, por manter cerca de 240 pássaros em cativeiro.

Segundo a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça titular da PJ, Marcus Amorim, os cinco acusados participavam de grupos de WhatsApp em que negociavam a venda ilegal de uma variedade de animais, incluindo pássaros, répteis e jaguatiricas. Um dos integrantes denunciados, Francisco Lardivan Gomes da Conceição, chegou a orientar outros membros sobre como esconder os animais e escapar das investigações policiais.

A quadrilha era liderada por Marcelo Costa da Silva, vulgo “Marcelo Papagaio”, e Francisco Moreira Garcez, vulgo “Malandro”, que estão presos atualmente. O grupo foi alvo, em janeiro de 2023, da Operação Fauna Livre IV, deflagrada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), e que resultou no cumprimento de mandados judiciais de prisão temporária e em flagrante delito contra integrantes da associação criminosa.

Ao todo, o Ministério Público denunciou 15 pessoas da quadrilha por maus tratos, tráfico de animais silvestres, lavagem de dinheiro, associação criminosa e posse irregular de armas de fogo e de munição.

Fonte: MPCE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.