Moradores denunciam envenenamento de animais em ruas do centro de Goiânia, GO

Moradores e protetoras voluntárias de animais denunciaram casos de envenenamento e maus-tratos contra animais, nesta quinta-feira (29), no Setor Central, em Goiânia. De acordo com pessoas que habitam na vizinhança, a suspeita é de que veneno esteja sendo espalhado pelas calçadas da região.
O grupo moradores que denunciou o caso supervisiona, aproximadamente, 80 gatos nas ruas 9 e 23 do Centro. Segundo depoimentos, a região já é conhecida pelo histórico de envenenamento de animais. O grupo registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
De acordo com testemunhas, nesta quarta-feira (28), mais um gato foi encontrado morto no local. Uma perícia realizada no corpo do animal revelou que ele morreu intoxicado por “chumbinho”. Uma outra moradora disse que, após o seu cachorro passar mal, levou-o para uma clínica veterinária, onde o animal morreu nesta segunda-feira (26). A causa da morte também foi envenenamento.
Além de ajudar financeiramente com o bem-estar dos animais, as protetoras voluntárias resgatam os gatos que vivem em colônias, esterilizam-nos para a castração e os devolvem, uma vez que é difícil a ressocialização desses animais com os humanos. Essa estratégia permite o controle de gatos de vida livre.
A denúncia foi apresentada às autoridades e o grupo manifestou insatisfação com o que está ocorrendo na região.
Por Lorena Teixeira Dias
Fonte: Mais Goiás