Moradores denunciam envenenamento de animais em ruas do centro de Goiânia, GO

Moradores denunciam envenenamento de animais em ruas do centro de Goiânia, GO
Gatos de ruas são envenenados no Setor Central, em Goiânia (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal de Tainá Rocha)

Moradores e protetoras voluntárias de animais denunciaram casos de envenenamento e maus-tratos contra animais, nesta quinta-feira (29), no Setor Central, em Goiânia. De acordo com pessoas que habitam na vizinhança, a suspeita é de que veneno esteja sendo espalhado pelas calçadas da região.

O grupo moradores que denunciou o caso supervisiona, aproximadamente, 80 gatos nas ruas 9 e 23 do Centro. Segundo depoimentos, a região já é conhecida pelo histórico de envenenamento de animais. O grupo registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).

De acordo com testemunhas, nesta quarta-feira (28), mais um gato foi encontrado morto no local. Uma perícia realizada no corpo do animal revelou que ele morreu intoxicado por “chumbinho”. Uma outra moradora disse que, após o seu cachorro passar mal, levou-o para uma clínica veterinária, onde o animal morreu nesta segunda-feira (26). A causa da morte também foi envenenamento.

Além de ajudar financeiramente com o bem-estar dos animais, as protetoras voluntárias resgatam os gatos que vivem em colônias, esterilizam-nos para a castração e os devolvem, uma vez que é difícil a ressocialização desses animais com os humanos. Essa estratégia permite o controle de gatos de vida livre.

A denúncia foi apresentada às autoridades e o grupo manifestou insatisfação com o que está ocorrendo na região.

Por Lorena Teixeira Dias

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.