MP determina que polícia apure morte de filhotes de gatos atacados por cães em frente a pet shop em MS

MP determina que polícia apure morte de filhotes de gatos atacados por cães em frente a pet shop em MS
Caixa em que os gatos foram abandonados em Campo Grande — Foto: Arquivo Pessoal

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS) determinou que a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) investigue o abandono e posterior morte dos filhotes de gatos atacados por cães em frente a um pet shop de Campo Grande. O caso ocorreu em 13 de outubro e câmeras registram o momento do abandono. Veja o vídeo abaixo.

VÍDEO: Mulher é flagrada abandonando filhotes de gatos em MS

O g1 teve acesso ao documento emitido, nessa quinta-feira (3), pela promotora de justiça Luz Marina Pinheiro, o qual detalha que a proprietário do estabelecimento procurou a Decat e foi informada que nada poderia ser feito sobre o caso. Isso porque a mulher não sabia informar a placa da motocicleta conduzida pela suspeita de abandonar os filhotes, nem o nome da mesma. Desta forma, não foi registrado boletim de ocorrência.

A determinação exige que o documento seja enviado para a Decat junto aos vídeos e fotos do abandono. “A fim de que seja realizada investigação acerca dos fatos”, aponta.

A denúncia chegou ao MP-MS pelo especialista em direito animal, Pablo Chaves. “É muito gratificante ver que o poder público está sempre à disposição da população e que o nosso trabalho é reconhecido. E sempre lembrar que qualquer cidadão pode buscar o ministério público pata noticiar crimes de maus tratos. A denúncia é muito importante para coibir que novos casos venham a ocorrer”, disse após a determinação.

Ao g1, o delegado titular da Decat, Maércio Alves Barbosa informou que o documento ainda não chegou à delegacia.

Entenda o caso

Em 13 de outubro, por volta das 22h, uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança abandonando uma caixa com filhotes de gatos em frente a um pet shop, no bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande.

Ao g1, Viviane relatou que uma mulher, ainda não identificada, abandonou quatro filhotes de gatos dentro de uma caixa de papelão na porta de seu estabelecimento. Segundo ela, a ocorrência é comum em pet shops da região.

Horas depois do abandono, dois cachorros começaram a mexer na caixa e atacaram os filhotes.

“Uma mulher deixou uma caixa com quatro gatinhos e durante a madrugada, e dois cachorros, também abandonados, abriram e mataram os filhotes. Cheguei para trabalhar no outro dia e os gatos estavam todos mortos”, disse.

A caixa em que os animais estavam tinha uma mensagem na tampa: “gatos para adoção”. “As pessoas precisam ter responsabilidade, o pet shop não é depósito de animais. Hoje temos locais que cobram menos de R$ 150 para castrar, esse tipo de atitude não pode acontecer”, finalizou a proprietária.

Por Renata Barros

Fonte: g1