MP firma acordo com Poções (BA) para controle da população de animais na cidade

MP firma acordo com Poções (BA) para controle da população de animais na cidade
Foto: Câmara Municipal de Poções

O Ministério Público estadual (MP-BA) firmou, nesta terça-feira (14), um acordo com o Município de Poções, que se comprometeu a implementar um programa municipal permanente de controle populacional de animais e disponibilizar uma casa de passagem dedicada a abrigar temporariamente os animais atualmente sob a responsabilidade da Associação Amigos dos Bichos (AAB).

O texto, redigido pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, implica na implementação do programa até o dia 31 de março de 2024; a nova casa de passagem, aberta até o dia 31 de abril; e a casa mantida atualmente pela AAB, fechada até 31 de maio.

O acordo prevê que o programa municipal de controle populacional de animais seja submetido ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. O Município também se compromete a implantar um serviço de esterilização de cães e gatos, realizar mutirões e atender a população sem recursos e as entidades filantrópicas de proteção animal situadas no Município e cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O promotor também determinou que a casa de passagem, que deverá ter capacidade para 60 animais, implemente o serviço de captura de cães e gatos abandonados e encaminhe para atendimento médico veterinário. O Município se comprometeu ainda a implementar um programa de educação ambiental em bem-estar animal voltado para a formação de valores para o respeito a todas as formas de vida.

Fonte: BN Municípios