Mulher é flagrada jogando gato em elevador de prédio no Recife e abandonando animal na rua; veja vídeo

Mulher é flagrada jogando gato em elevador de prédio no Recife e abandonando animal na rua; veja vídeo
Mulher joga gato dentro de elevador de prédio na Zona Oeste do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma mulher foi flagrada jogando um gato dentro do elevador de um prédio e depois atirando o animal na rua, na Madalena, na zona oeste do Recife. Câmeras de segurança do Edifício Solar Grenoble também mostram a moradora, identificada como Janaína, gesticulando e apontando o dedo para o bicho, como se estivesse brigando com ele (veja vídeo abaixo).

VÍDEO: Mulher joga gato dentro de elevador de prédio no Recife e depois na rua

O caso aconteceu na segunda (3). A ação durou aproximadamente um minuto. Não é possível ver se ocorreram outras agressões. Depois de ser jogado na rua, o animal correu para debaixo de um carro. A mulher foi embora.

De acordo com o síndico do prédio, o professor de direito Júlio Cezar Matos, uma funcionária presenciou o momento em que a moradora jogou o animal no elevador. Ao checar as imagens das câmeras, ele percebeu que ela também atirou o animal na rua e o abandonou.

“Procurei as imagens e vi que realmente aconteceu o que ela relatou. Eu sou professor de processo penal e a primeira coisa que veio na cabeça é que isso é uma conduta criminosa”, afirmou.

Júlio disse que comunicou o que aconteceu à administradora do prédio para que seja registrada queixa na Delegacia do Meio Ambiente (Depoma).

O g1 procurou a Polícia Civil para saber se o caso está sendo investigados e quais as medidas legais cabíveis, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

O síndico disse que ficou chocado com o que viu nas imagens. “Isso é um absurdo e não pode ficar assim. Ela vai até o piso reclamando, brigando, discutindo como se o animal como se ele estivesse entendendo alguma coisa”, declarou.

Júlio Cezar também procurou informações sobre a moradora com funcionários do prédio. “Fui informado que ela tem entre três e quatro gatos e que, em alguns momentos, faz viagens de uma semana e deixa os animais sozinhos lá, sem ninguém alimentar”, afirmou.

O professor de direito lembrou que, em 2020, a lei tornou mais rígida a punição em casos de maus-tratos a animais, com a qualificação do abuso e maus tratos contra um cão ou gato, além da multa e proibição da guarda.

A pena prevista para este tipo de crime é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.

O g1 buscou o contato da mulher que aparece nas imagens, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Outro caso

VÍDEO: Homem é filmado agredindo cães de estimação em elevador de prédio no Recife

No dia 29 de setembro, um homem foi flagrado agredindo seus cachorros no elevador de um prédio no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Imagens de câmeras de segurança também registraram o momento (veja vídeo acima).

Na segunda (3), o advogado que representa Ben Hur Braga Ferreira Santos, de 23 anos, Carlos Sá, informou que ele se apresentou na Delegacia de Meio Ambiente, explicou o que aconteceu “com riqueza de detalhes” e declarou seu “mais profundo arrependimento”.

Por Priscilla Aguiar

Fonte: G1