Mulheres constroem casa para cachorros de rua: ‘Algumas horas de trabalho mudam suas vidas’

Mulheres constroem casa para cachorros de rua: ‘Algumas horas de trabalho mudam suas vidas’
Elenice se uniu a outras duas amigas e construíram uma casa própria para os três cães (Foto: Arquivo Pessoal/Elenice Rozane)

Andando pelas ruas de qualquer lugar, infelizmente é comum nos depararmos com cachorros que não têm um lar. Quase todos sentem pena, mas poucas param para encontrar uma forma de ajudá-los. Felizmente, existem no mundo pessoas como Elenice Rozane e suas amigas.

A mulher, que vive na Argentina, sabe bem como o inverno pode ser cruel quando não se tem uma casa para se abrigar. Assim, ela decidiu atuar para melhorar a qualidade de vida de três cachorrinhos, e com a colaboração de suas amigas Mimi Bernardi e Eliana Millillo. Juntas, as amigas construíram uma casinha para abrigar os pets.

“Quando construímos a casinha, havia três cachorros grandes vivendo lá em um colchão debaixo de uma árvore. Eles passaram alguns anos lá, pobrezinhos, quando chovia, tudo ficava molhado. Até que um dia conseguimos algum dinheiro, compramos os materiais e construímos a casa”, contou.

Suas amigas a ajudaram e ela mostrou suas habilidades de carpintaria. Juntas, elas montaram uma pequena casa, que à essa altura era um luxo para os cãezinhos.

Solidariedade viralizou

Elenice compartilhou a história via Facebook, que viralizou rapidamente. Ela conta que isso acabou sendo uma agradável surpresa para ela. “Vejo as fotos postadas em perfis em diferentes países e me pergunto como isso aconteceu. Mas estou feliz. Espero que muitas pessoas se encorajem a fazer casas para cães de rua“, torceu Elenice. “Algumas horas de trabalho e alguns materiais podem mudar suas vidas”.

De acordo com ela, a ideia não nasceu apenas da boa vontade, mas também do fato de que era impossível encontrar abrigos para os cães, já que estavam superlotados. Felizmente, após a história viralizar, muitas pessoas se inspiraram e mandaram mensagens perguntando sobre os materiais usados pelo grupo.

Elenice conta que vai todos os dias levar água e comida para os cachorrinhos, que no início eram 3, mas agora já são 5. “A casinha está na rua, debaixo de uma árvore, felizmente ela está intacta, ninguém a danificou”, conta.

“Eu sonho com uma lei municipal que construa casas e doe alimentos, que os vizinhos juntos possam doar alimentos e água. Há muitos cães de rua aqui”, finaliza.

Por Evelyn Assis

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.