Nove aves silvestres e um macaco-prego são apreendidos em ação da Polícia Civil do Ceará

Nove aves silvestres e um macaco-prego são apreendidos em ação da Polícia Civil do Ceará

Uma ação realizada por uma equipe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultou nas apreensões de nove aves silvestres e um macaco-prego. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), no bairro Icaraí, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Durante a ação, um homem foi conduzido e autuado por crime ambiental.

A equipe recebeu informações sobre um indivíduo que mantinha, em sua residência, algumas aves silvestres sem autorização legal. Diante da denúncia, os policiais civis foram até o local, para verificar o caso. Ao chegarem ao endereço indicado, a composição foi recebida pelo proprietário do imóvel, que confirmou a presença dos animais.

Nove aves silvestres e um macaco-prego são apreendidos em ação da DPMA da PC-CE

Ao todo, foram apreendidas nove aves silvestres, sendo elas, um sabiá, dois galos campina, dois sibites, dois bigodeiros, um sanhaço, além de uma arara-vermelha. Um macaco-prego, que era mantido preso dentro do imóvel, também foi capturado. Diante dos fatos, o dono do imóvel, um homem de 45 anos, foi conduzido até a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foi autuado por crime ambiental.

Nove aves silvestres e um macaco-prego são apreendidos em ação da DPMA da PC-CE

Os animais resgatados serão encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, onde ficarão em observação. Após serem avaliados por biólogos, os animais serão devolvidos à natureza. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será notificado para que lavre um auto de infração contra o suspeito.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado do Ceará

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.