Novilho fica atordoado em campeonato de rodeio no Chile

Novilho fica atordoado em campeonato de rodeio no Chile
Novilho fica atordoado em Campeonato de rodeio de Rancagua. Foto: Animal Libre

No último fim de semana, foi realizado em Rancagua, no Chile, o campeonato de rodeio, conhecido como “Champion”, que reúne adeptos desta prática na praça monumental da capital da sexta região.

Atividade que não tem ficado isenta de polêmica, tanto pelo projeto de lei que tramita nestes dias no Congresso, e que busca que o rodeio seja considerado esporte nacional, quanto no próprio “Champion”, visto que um vídeo revelado pela ONG Animal Libre, mostraria graves danos sofridos por um novilho no cercado, de onde ele sai e corre antes de se dirigir às quinchas da arena.

No vídeo você pode ver como o novilho é conduzido para a arena e bate a cabeça no portão, deixando-o atordoado, com movimentos erráticos de cabeça e corpo, enquanto se ouve pelos alto-falantes “pare, pare, capataz, olhe a porta”, “capataz, veja o touro” e os cavaleiros se afastando do animal.

“Apesar de ter o crânio muito desenvolvido, o animal é magro e delicado, por isso, como vemos no vídeo, o animal cai no chão e começa a fazer movimentos involuntários com a cabeça, também vemos como ele começa a se arrastar já que não tem mobilidade nos membros posteriores (isso pode ser devido ao fato de que quando o touro bate na porta, tanto a cabeça quanto o pescoço giram fortemente, o que pode ter causado danos à medula cervical, danos irreversíveis), é uma pena que ainda hoje este tipo de atividades seja apoiado sob o pretexto da tradição e do esporte.” Falou Victoria Carvajal, médica veterinária e ex-corralera.

Segundo a ONG Animal Libre, esse é um dos muitos motivos para acabar com essa prática e não avançar em projetos que busquem protegê-la. Segundo Mauricio Serrano, fundador da Animal Libre, “a essência do rodeio é vencer um animal indefeso sem qualquer sentido ou razão”.

“Isso é errado desde o momento em que o novilho sai do amontoado, onde fica agitado e estressado, até quando é atacado na arena, repetidas vezes. O que vemos no vídeo faz parte da crueldade que esta tradição significa e do impacto nocivo nos animais”.

Da organização de defesa dos animais, ressaltam que buscarão impedir a todo custo o andamento do projeto de lei que classifica o rodeio como esporte nacional, visto que, segundo a entidade, a maioria da população é contra esse projeto e considera essa prática como abuso de animais.

Veja o vídeo

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Animal Libre (@animallibre)

Por Daniela Prieto / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Mestizos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.