OAB-AL constata que animais do Pata Voluntária existem e estão sendo cuidados por voluntários

OAB-AL constata que animais do Pata Voluntária existem e estão sendo cuidados por voluntários
OAB-AL consta que animais do abrigo Pata Voluntária existem. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Médicos veterinários voluntários estão fazendo o atendimento aos animais do abrigo Pata Voluntária. As proprietárias do abrigo foram presas suspeitas de fraude. Integrantes da Comissão de Bem Estar Animal da OAB visitaram o local, que fica no bairro do Trapiche, em Maceió, e confirmaram que o abrigo está cheio de animais sendo atendidos.

Vídeo: Veterinários voluntários atendem animais do abrigo Pata Voluntária.

O Pata Voluntária possui dois abrigos. Um, que está vazio, e foi apontados pelas proprietárias como o local onde ocorreu um assalto. E o um abrigo no bairro do Trapiche, que têm aproximadamente 200 cães e gatos. Fotos e vídeos feitos pela OAB mostram os animais na sede do Trapiche.

A presidente da Comissão do Bem Estar Animal da OAB, Rosana Jambo, explicou que os animais que eram cuidados pelo Pata Voluntária existem.

“Existem todos os animais citados. Existe um sistema com a contagem dos animais. Eu fiz várias fotos deles [dos animais]. São animais doentes, que estão sendo devidamente assistidos por médicos veterinários. Não apenas um, mas uma equipe de médicos veterinários, assistentes, funcionários. Eu perguntei sobre a necessidade desses animais. Eles não estão precisando de absolutamente nada, porque estão sendo devidamente mantidos com o que já tem. Mas vai precisar futuramente de pagamento de funcionários, de mais ração, de mais tratamentos. Existem tratamentos que foram interrompidos por conta dessa denúncia apurada pela polícia e hoje na Justiça. Então, vai ser preciso futuramente ajuda para esse abrigo. Eu espero, realmente, que tudo seja resolvido. Se houve crime, que elas paguem pelo crime, mas que os animais em nenhum momento sejam prejudicados pela ação de suas gestoras”, disse Rosana Jambo.

Um veterinária, que não quis se identificar, faz trabalho voluntário no abrigo do Pata Voluntária há três anos. Ela contou que desde que recebeu a notícia de que as responsáveis pelo local foram presas, tem passado por momentos de muita aflição.

“A gente recebeu ameaças. Eu, particularmente, como prestadora de serviço também recebi ameaças. As pessoas estão muito revoltadas, indignadas com o acontecido, que é de se esperar. Mas as pessoas precisam entender que também fomos pegos de surpresa. Somos voluntários, prestadores de serviço. E a gente também não imaginava”, disse a veterinária.

Os delegados Fábio Costa e Leonam Pinheiro, que junto com o delegado Thiago Prado, prederam as três suspeitas, disseram que algumas pessoas que doaram e outras que fazem trabalho voluntário no abrigo já estão procurando a polícia.

“Essas pessoas estão sendo ouvidas. Até mesmo para tirar o vínculo de algumas que estavam somente de boa fé como voluntárias, mas não tinha acesso ao patrimônio, à gestão daquela ONG”, disse o delegado Leonam Pinheiro.

Até doadores de fora do estado já procuraram a polícia de Alagoas.”Nós fomos procurados por um rapaz de São Paulo, que doou sozinho R$25 mil. Ele será ouvido lá mesmo em São Paulo. E através de carta precatória nós iremos colecionar o depoimento deste aos autos”, explicou o delegado Leonam.

“Nós estamos orientando as pessoas que se sentiram lesadas, prejudicadas, com essa situação, que através de um boletim de ocorrência noticiem essa situação e demonstre a pertinência das suas doações com esse suposto assalto”, explicou o delegado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.