ONG suspende resgate de animais em São Carlos (SP) por falta de recursos; saiba como ajudar

ONG suspende resgate de animais em São Carlos (SP) por falta de recursos; saiba como ajudar
ONG Pró-Animal pode fechar por falta de local para abrigar os animais — Foto: Reprodução EPTV

A ONG Pró-Animal suspendeu o resgate de animais, em São Carlos (SP), por falta de um local para recebê-los. A ONG precisa deixar o imóvel que funciona de sede e abrigo até janeiro e não tem recursos para viabilizar outro local.

VÍDEO: Trabalho de ONG de resgate animal em São Carlos é paralisado por falta de recursos

O grupo de cuidados animais foi formado em 2017 e se tornou ONG em 2021. Desde então, usa uma casa emprestada, que agora precisa ser devolvida. Neste tempo já resgatou 800 bichinhos e intermediou 500 adoções e colaborou em diversos atendimentos. (Veja abaixo como ajudar a entidade).

Atualmente, a ONG cuida de 32 cachorros, dos quais sete estão em lar temporário.

“A gente não se limita aos cuidados dos nossos animais, também tenta dar apoio para a população que a gente percebe que precisa”, disse a vice-presidente, Joyce Oliveira Costa.

Boa parte dos recursos da para ração e pagamento de tratamento para os cães vem de doações. Nem sempre, o dinheiro é suficiente. Em agosto do ano passado, foi preciso suspender o recolhimento de novos animais por conta de dívidas com fornecedores.

Agora, com a necessidade de pagar um aluguel, os voluntários acreditam que a situação vá piorar. De acordo com Joyce, a solução seria ter um local próprio.

ONG Pró-Animal de São Carlos que resgata e trata de cachorros abandonados pode fechar por falta de recursos — Foto: Arquivo pessoal
ONG Pró-Animal de São Carlos que resgata e trata de cachorros abandonados pode fechar por falta de recursos — Foto: Arquivo pessoal

“Precisa de um montante mínimo pra fazer algum tipo de negociação que, infelizmente, no momento, a gente não tem. A gente conta com a população para arrecadar dinheiro não só para manter os nossos animais, mas também conseguir um valor para conseguir algum abrigo”, afirmou.

A equipe da ONG tem feito campanhas na internet e rifas para tentar manter as portas abertas.

“A gente se dedica porque precisa oferecer o melhor pra esses animais. Se retiramos eles das ruas, precisamos dar uma nova perspectiva de vida pra eles, seja aqui, porque alguns podem nunca sair daqui, ou na adoção responsável. Saber que todo esse trabalho pode acabar por conta de espaço é muito triste”, lamentou Joyce.

Como ajudar

Para conhecer mais sobre o trabalho, adotar animais e saber como ajudar a entidade, é só acessar a página do Instagram com o nome “proanimalsaocarlos“.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.