Operação desmonta local de maus-tratos contra animais em Betim, MG

Operação desmonta local de maus-tratos contra animais em Betim, MG
Suspeito teria matado bichos e enterrado no espaço; mandado da justiça foi cumprido nessa quinta. Foto: Ronaldo Silveira/Divulgação

No mês de conscientização contra atos de crueldade com animais, o Abril Laranja’, uma operação no bairro Nossa Senhora das Graças desmontou um local onde vários bichos teriam sido maltratados. A ação aconteceu nessa quinta-feira (7) em cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão. O homem, que utilizava o espaço, é alvo de várias denúncias, entre elas a de ter sacrificado uma égua e um potro. A operação foi conduzida por policiais militares e agentes da Guarda Municipal de Betim e da Superintendência de Bem-Estar e Proteção Animal (Sepa).

Segundo informações da Guarda Municipal, as denúncias contra o homem eram recorrentes, e havia outras denúncias relatando o caso.
“Além da égua e do potro, ele enterrou outros animais que também havia sacrificado nesse local. Posteriormente, foram encontrados em posse dele mais alguns equídeos em péssimas condições de saúde. Um precisou ser sacrificado em virtude da gravidade”, detalha o subcomandante da Guarda Municipal de Betim, Wesley de Almeida.

Ao fim da operação dessa quinta (7), nenhum equino foi encontrado no local. Após uma perícia realizada pela Polícia Civil, vários materiais foram retirados do espaço, e uma estrutura de curral foi destruída. Um cachorro e dez galinhas foram recolhidos e levados para a Sepa.

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), uma primeira representação contra o homem chegou à promotoria no ano passado, sobre um episódio em que ele havia matado dois cavalos e ainda possuía outros dois em condições de maus-tratos. Há poucas semanas, uma segunda representação foi feita pela motivação anterior.

Ainda de acordo com o MP, o homem foi denunciado criminalmente à Justiça nos dois casos por maus-tratos a animais com morte. A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça e, até o fechamento desta edição, não havia recebido um retorno.

Em Betim, só neste ano, a Sepa recebeu em torno de 165 denúncias de maus-tratos a animais. Segundo a superintendente de Proteção Animal, Roberta Cabral, a participação da população com denúncias é fundamental: “As pessoas devem colaborar para que possamos diminuir de forma significativa os maus-tratos a animais. Por isso, pedimos a todos que, diante de uma situação dessas, que não se calem”. O canal de contato é pelo WhatsApp (31) 99830-2954.

LEGISLAÇÃO

A Lei Sansão, do deputado Fred Costa (Patriota), prevê, para quem for pego cometendo maus-tratos contra cães e gatos, de dois a cinco anos de reclusão, multa e perda da guarda do animal.

Por Suellen Emerick

Fonte: O Tempo