Operação resgata 83 pássaros silvestres em feira livre de Natal, RN

Operação resgata 83 pássaros silvestres em feira livre de Natal, RN
Aves passarão por exames antes de serem devolvidas à natureza — Foto: Semsur/Divulgação

Uma fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) capturou 83 pássaros silvestres, que estavam sendo comercializados na Feira do Carrasco, na manhã desta quarta-feira (4). A feira livre acontece semanalmente no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal.

O objetivo da ação era combater o tráfico de aves em extinção e os maus-tratos aos animais. “Os pássaros estavam à venda em pequenas gaiolas de viajantes, sendo submetidos ao intenso calor do ambiente”, explica Antônio Carlos Falcão, chefe de fiscalização da Semsur.

Entre as espécies encontradas pelos fiscais, estavam sabiá-laranjeira; beija-flor; saíra-amarela; sibite, rolinha-picui; papa-capim-capuchinho; anumará; azulão; galo-de-campina; periquito-da-caatinga; golinha; canção; papa-arroz; vem-vem; e concriz.

Após o resgate, as aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), onde um biólogo fará uma análise para identificar as condições de saúde dos animais. Em seguida, eles serão devolvidos à natureza.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), Guarda Municipal de Natal e Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipam/PM).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.