Peixe-boi-marinho recém-nascido é resgatado em praia no litoral sul potiguar

Peixe-boi-marinho recém-nascido é resgatado em praia no litoral sul potiguar
Fêmea mede 134 cm de comprimento retilíneo e pesa 36,5 kg. Foto: Divulgação/PCCB-UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), resgatou um recém-nascido de peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) na praia de Sagi, município de Baía Formosa, litoral Sul potiguar, no último domingo 8. Esta ocorrência foi a primeira a ser registrada na atual temporada de encalhe de peixes-boi-marinhos no litoral do Rio Grande do Norte, que habitualmente ocorre entre os meses de outubro a abril.

O PCCB-UERN foi notificado às 10h e deslocou uma equipe técnica de Natal para o atendimento emergencial, estabilização e posterior resgate do animal. Ainda durante o acionamento foram passadas todas as orientações necessárias para manter a segurança e proteção do animal, até a chegada da equipe. Chegando ao local da ocorrência, foi possível constatar que se tratava de um indivíduo recém-nascido, fêmea, medindo 134 cm de comprimento retilíneo e pesando 36,5 kg.

Após confirmação sobre a ausência de animais adultos na região de encalhe, o animal foi encaminhado para a Base de Apoio do PCCB-UERN mais próxima, localizada em Natal/RN, onde foi submetido pela equipe veterinária à nova avaliação física, clínica e realizado procedimento emergencial de suporte e estabilização. No exame físico, foram registrados resquícios de cordão umbilical, escoriações superficiais na região dorsal e lesões oftálmicas, possivelmente decorrentes do encalhe.

Uma segunda equipe de resgate também foi acionada para auxiliar no transporte e estabilização do recém-nascido da Base de Apoio em Natal, até o Centro de Reabilitação, em Areia Branca, onde será instituído e iniciado todo o processo de reabilitação em cativeiro do animal, até torná-lo apto para ser devolvido à natureza.

Mais sobre o projeto

O PCCB-UERN agradece a colaboração dos moradores, banhistas e comerciantes locais pelo apoio, dedicação e cumprimento das recomendações feitas pela equipe de técnica, determinantes para garantir o sucesso do resgate. Reforçamos os esforços prestados também à Pousada Sagi Iti @pousadasagiiti, Polícia Militar @pmrnoficial e corpo de bombeiros @corpodebombeirosdorn.

O PCCB-UERN ressalta que caso você se depare com um animal vivo ou morto como esse encalhado na praia, é muito importante entrar em contato por meio dos nossos telefones para contato:

  • Litoral Setentrional (Areia Branca e região): (84) 9 8843 4621
  • Litoral Oriental (Natal e região): (84) 9 9943 0058

Caso o animal esteja vivo, manter o silêncio e não alimentar. Algumas ações que podem ajudar é fazer sombra no animal com sombrinhas, guarda-sol ou tendas; assim como cobrir o animal com panos úmidos, mantendo seu corpo constantemente hidratado.

Fonte: Agora RN