Placas de “cão bravo” serão obrigatórias em residências com cachorros em Campo Grande, MS

Placas de “cão bravo” serão obrigatórias em residências com cachorros em Campo Grande, MS
Leiturista visitando residência em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

A prefeitura de Campo Grande sancionou no Diário Oficial desta segunda-feira (19), a Lei Complementar Nº 466, que obriga a fixação de placa com os dizeres: “Cuidado Cão Bravo” em muros, grades e portões de residências que tenham cachorros, na Capital.

A colocação das placas será obrigatória nos locais de grande visibilidade com os de entrega de correspondências, mercadorias, visita de agentes comunitários de saúde e de leitura de medidores dos serviços de concessionárias de água e luz. Caso a residência possua acesso por mais de uma rua, cada local de entrada deverá conter a placa.

De acordo com a justificava do autor da lei, vereador Valdir Gomes (PSD), “a falta de identificação fazendo menção a existência do animal nas dependências do local pode acabar gerando acidentes sérios, visto que muitos cães de grande porte não costumam latir, atacando sorrateiramente”.

Apesar da sanção, a lei ainda será regulamentada e posteriormente fiscalizada pelo Executivo Municipal.

Por Jhefferson Gamarra

Fonte: Campo Grande News


Nota do Olhar Animal: Moradores identificados como tutores de “cães bravos” deveriam é ser investigados. Por que o cão é bravo? Foi adestrado para ter este comportamento? De que forma? Como fica a responsabilidade do tutor no caso de um ataque desse cão a outro animal ou a um humano? Transformar cães em animais violentos é terrível para eles.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.