Polícia Civil de São Leopoldo (RS) prende homem em flagrante por maus-tratos a animais

Polícia Civil de São Leopoldo (RS) prende homem em flagrante por maus-tratos a animais
Polícia Civil de São Leopoldo prende homem em flagrante por maus tratos a animais Foto: Divulgação / Polícia Civil

Nesta quarta-feira, 17, a 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo realizou a prisão de um homem de 53 anos, por maus-tratos aos animais. A ação ocorreu no bairro Campina, na Avenida Henrique Bier.

De acordo com o delegado Rogério Baggio, o trabalho iniciou após a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) ter recebido a denúncia de que os cachorros do homem eram vítimas de maus-tratos: “Foram localizados dois cães sem raça definida, um de três anos e outro de oito.

O mais velho estava muito machucado, desnutrido e muito fraco. No interior da casinha que ele vivia, havia vestígios de sangue”, detalha Baggio. Conforme apuração da polícia, o tutor agredia o cão: ”O mais novo também foi recolhido e passará por avaliação veterinária. Ele estava preso por uma corda de cerca de um metro e muito magro”, acrescenta.

A prisão ocorreu durante a inauguração do cartório especializado na investigação de crimes d maus-tratos contra animais no Vale dos Sinos, junto à 2ª DP, que confere a delegacia o selo de Delegacia Amiga dos Animais. O ato contou com a presença da Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional (DPRM), delegado Eduardo Hartz, presidente do Conselho Pró Segurança Pública (Consepro), o empresário Rogério Daniel da Silva, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

Diante dos fatos, o acusado foi preso em flagrante e conduzido até a delegacia para os procedimentos policiais. O homem tem antecedentes criminais por ameaça e lesão corporal. De acordo com a Lei 9.605/98, o crime que ele cometeu é inafiançável. Caso condenado, ele pode cumprir pena de até 5 anos de prisão, multa e proibição da guarda.

Delegacia amiga dos animais

O selo de Delegacia Amiga dos Animais foi lançado pela Polícia Civil do Estado, em abril de 2021, possibilitando a instalação de unidades especializadas por todas as sedes de polícia do território gaúcho. Até o momento, a instituição conta com 56 delegacias com cartórios especializados: “Devemos lutar pela proteção daqueles que não tem voz e assim o faremos. Vamos fazer a lei ser cumprida”, garante Baggio.

Denúncias

A comunidade pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil através do repasse de informações pelo WhatsApp e Telegram (51) 999701-1738. O sigilo é garantido.

Fonte: MB Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.