Polícia exuma corpo de cachorro morto espancado em Rio Grande, RS

Polícia exuma corpo de cachorro morto espancado em Rio Grande, RS
Buldogue inglês foi espancado até a morte em Rio Grande — Foto: Divulgação / MP-RS

A Polícia Civil realizou a exumação do corpo do cachorro morto espancado em um estacionamento em Rio Grande, na região sul do Rio Grande do Sul. O objetivo é confirmar a causa da morte do animal.

De acordo com a polícia, há fortes indícios da utilização de uma lança como arma do crime. A exumação, para fins de perícia criminal, deve servir como mais uma peça no relatório final de fechamento do inquérito policial.

Segundo o delegado Alexandre Neves de Mesquita a perícia está sendo conduzida por uma veterinária do hospital veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“Assim que concluída, será encaminhada ao Poder judiciário”, diz.

Segundo as investigações, o buldogue inglês conhecido como Costela foi morto por um servidor da prefeitura de Rio Grande no dia 15 de janeiro. Depois do caso vir a público, o homem foi exonerado.

VÍDEO: Homem espanca cachorro até a morte em Rio Grande

Pedido de prisão

O Ministério Público do RS recorreu, na noite de segunda-feira (24), da decisão da Justiça que não aceitou o pedido de prisão preventiva do suspeito.

O Tribunal de Justiça não havia aceitado por entender que o homem não oferecia risco à ordem pública e a outros animais.

“Os indícios de materialidade, de autoria ou mesmo a reprovabilidade do fato não são suficientes para, por si sós, subsidiar a decretação da prisão preventiva. Imprescindível o preenchimento dos requisitos previstos no artigo 312 e 313 do Código de Processo Penal. No caso, não há indicativos de que o investigado ofereça risco à ordem pública em geral, ou a outros animais em particular”, destaca a decisão do juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Grande, Roger Xavier Leal.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.