Polícia já investiga o envenenamento de gatos; casos ocorrem no Bandeirantes, em Cuiabá

Polícia já investiga o envenenamento de gatos; casos ocorrem no Bandeirantes, em Cuiabá
Animais envenenados foram encontrados na rua Baltazar Navarros, na área Central

Gatos estão sendo envenenados na rua Baltazar Navarros, no bairro Bandeirantes, na área central de Cuiabá, onde funcionam o Restaurante Popular e o Centro de Referência e Direitos Humanos (CRDH) do Governo do Estado. Dois animais foram encontrados mortos nas últimas horas.

A advogada Letícia Silva do Prado, coordenadora do CRDH e protetora dos animais, registrou boletim de ocorrência denunciando a matança de gatos. Agora, aguarda providência da Polícia Civil.

“Não podemos acusar ninguém por essa covardia, mas esperamos que o criminoso seja identificado e punido. Não é a primeira vez que animais aparecem mortos nessa região. Vamos cobrar providências por parte das autoridades”, disse ao

A pena para maus-tratos a animais é de três meses a um ano de prisão e multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.

Entretanto, por ter pena baixa, o crime não recebe como regra a privação de liberdade. São impostas penas alternativas como multa ou prestação de serviços à comunidade.

População deve denunciar

“ Depois quem faz isso, pega doença grave e diz que Deus está sendo ruim. Nada disso! É a Lei do Retorno” Sargento Vidal

O Sargento Vidal, principal referência em proteção aos animais na Grande Cuiabá e Várzea Grande, orienta a fazer boletim de ocorrência e procurar a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) sempre que se deparar com matança de animais. Além disso, pede para a população denunciar sempre que souber quem está cometendo o crime. O telefone da Dema é (65) 3645-4902.

Outra providência recomenda é levar o animal morto até a Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT para fazer o exame capaz de comprovar o envenenamento. Segundo Vidal, o procedimento pode contribuir com a investigação desses casos.

“Infelizmente a maldade humana é gigantesca. Temos casos de envenenamos no bairro Bandeirantes, no Coophema, em Várzea Grande. O gato é um animal sensitivo, não traz mal nenhum e tem quem faz isso. Depois quem faz isso, pega doença grave e diz que Deus está sendo ruim. Nada disso! É a Lei do Retorno. Vamos proteger os gatos, os de rua também. Eles são nossos amigos. Eliminam bichos peçonhentos, inclusive escorpiões”, concluiu.

Por Jacques Gosch

Fonte: RD News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.