Prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS) publica edital de chamamento público para castração de animais

Prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS) publica edital de chamamento público para castração de animais

Está no site da Prefeitura o edital de chamamento público para cadastramento de entidades protetoras de animais, sediadas e atuantes no município de Santa Cruz do Sul, interessadas em se habilitar para dispor dos serviços de esterilização destinados ao controle populacional de cães e gatos.

As entidades interessadas deverão apresentar documentos de habilitação, através de cópia autenticada, em envelope devidamente identificado e lacrado, junto à recepção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), na Rua Galvão Costa, 708. O prazo para entrega vai de 14 a 22 de junho, somente em dias úteis, no horário das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.

No período compreendido entre agosto deste ano e junho de 2022 serão disponibilizados, no mínimo, 600 procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos, a serem utilizados pelas entidades cadastradas. A proporção é de 60% fêmeas e 40% machos.

O resultado final do cadastramento será publicado no dia 13 de julho, na Gazeta do Sul, bem como no site da Prefeitura. Demais prazos e detalhamentos de todo o processo estão especificados no edital de chamamento público.

População

Estima-se que, em Santa Cruz do Sul, em torno de 13 mil cães e 6,5 mil gatos encontrem-se vagando pelas ruas ou vivendo com famílias em situação de vulnerabilidade. O fator preocupante, nesse contexto, é o ritmo exponencial de crescimento a que essa população está sujeita. Um casal de cães pode ao final de cinco anos ter cerca de 12.680 descendentes diretos e indiretos; já um casal de gatos pode ter após seis anos 46.656 descendentes diretos e indiretos.

Desde agosto de 2016 Santa Cruz do Sul conta com o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos e as esterilizações/castrações são uma das ferramentas operacionais dentro de um universo de ações, que inclui também atividades de educação ambiental voltadas à guarda responsável, cuidados e bem-estar animal e prevenção de maus tratos. Desde o início do programa até maio deste ano, já foram feitas 5.122 esterilizações/castrações. Estima-se que deixaram de nascer em torno de 1.911.480 de animais no período em questão.

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.