Prefeitura leva atendimento médico veterinário gratuito em aldeia urbana

Prefeitura leva atendimento médico veterinário gratuito em aldeia urbana
Menina indígena segura gatinho cinza enquanto espera atendimento da Subea itinerante na Aldeia Água Bonita. (Foto: PMCG)

Cães e gatos da Aldeia Água Bonita, em Campo Grande (MS), receberam atendimento médico-veterinário gratuito nesta semana. Por meio da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), 30 animais foram microchipados, vermifugados e receberam remédio para controle de pulgas e carrapatos, bem como avaliação para castração.

A iniciativa foi possível após a liderança da comunidade, Ana Paula Ventura, procurar a Prefeitura para receber o serviço itinerante. “O número de abandono de animais na região aumentou. Tem animais que aparecem por aqui e que não são de nenhuma família. Queremos controlar isso”, justificou.

Para Tainá Gonçalves, tutora do gato Tonico e moradora da aldeia, a iniciativa ajuda os tutores financeiramente e no cuidado com os animais. “Essa ação está sendo muito importante para nós porque eu não teria condição de levar ele no veterinário e muito menos de pagar para castrá-lo”.

O médico veterinário da Secretaria, Edvaldo Sales, destaca que esse tipo de atendimento é importante para orientar sobre tutela responsável e atualizar carteirinhas de vacinação, vermifugação e o principal, realizar a castração dos bichinhos.

“Assim conseguimos promover uma melhor qualidade de vida e reduzir os riscos de doenças e ninhadas indesejadas, fazendo um controle populacional destes animais que vivem na aldeia”, conclui.

Subea itinerante – Somente nesse primeiro semestre, o programa Subea itinerante já atendeu mais de 5 mil animais. Durante a ação, são levados todos os serviços oferecidos na unidade básica como consulta, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, vacinação antirrábica e polivalente, ficando a critério do médico veterinário os procedimentos que serão realizados.

Para solicitar o programa Subea Itinerante, o interessado deve ligar no número (67) 2020-1397.

Confira a galeria de imagens:

Por Gabriela Couto

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.