Projeto proíbe que animais sejam cobaias em experimentos cosméticos e de higiene no RN

Projeto proíbe que animais sejam cobaias em experimentos cosméticos e de higiene no RN

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco do PT, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes no Rio Grande do Norte, foi aprovado em todas as comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e está pronta para ser votada no plenário da Casa, em data a ser marcada.

Segundo o deputado, “o projeto é consequência de uma ampla discussão com pessoas e organizações ligadas à causa animal”. Francisco argumentou que já existem métodos de testagem de produtos que dispensam o uso de animais.

“É preciso dar um basta a esta prática atrasada, que prejudica a saúde e bem-estar dos animais. Chega de tanta dor, sofrimento e crueldade”, justificou o parlamentar.

Nota Potiguar

No dia 3, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa já havia aprovado projeto de lei que inclui as instituições que atuam na proteção e defesa dos direitos dos animais no programa Nota Potiguar.

O autor da proposta também foi o deputado Francisco, que na ocasião registrou que “quero reconhecer iniciativa semelhante do deputado Sandro Pimentel e que em razão da sua saída da Assembleia, deixou de tramitar. Também quero deixar registrado que fui procurado por algumas associações que cuidam da causa animal e o próprio Governo do Estado demonstrou interesse. As pessoas que trabalham nessas instituições, muitas vezes retiram dinheiro dos próprios bolsos para essa causa nobre”, destacou.

Fonte: Saiba Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.