Quase 100 cães resgatados após motorista do Uber Eats relatar cheiro

Quase 100 cães resgatados após motorista do Uber Eats relatar cheiro

A Palm Valley Animal Society, uma organização pró-animal sem fins lucrativos localizada no estado do Texas, nos Estados Unidos, relatou que 93 cães e um gato foram resgatados no último final de semana na cidade de McAllen e estão sendo tratados por famílias de tutores temporários.

No sábado, a polícia de McAllen e outras instituições deslocaram-se a uma casa no quarteirão 3400 de Ozark, depois que um motorista da Uber Eats fez uma denúncia sobre um cheiro horrível que vinha de uma casa em que havia feito uma entrega.

Duas mulheres foram detidas e acusadas de 94 crimes de crueldade contra animais.

Os policiais disseram que ficaram perplexos com a quantidade de cães dentro da casa e pediram ajuda ao McAllen Animal Care Services, serviço de zoonoses da cidade.

Faith Wright, diretora administrativa da Palm Valley Animal Society, disse que todos os animais se encontravam em um estado lastimável quando chegaram. Wright ainda comentou que grande parte deles nunca teve os pelos aparados ou escovados e que alguns estavam angustiados em razão do calor que sentiam.

“Os pelos estão muito, muito embaraçados. Alguns mal conseguem andar, devido ao fato de terem as patas presas pelo próprio pelo”, disse Wright. “É uma situação bastante traumática.”

A diretora também disse que tutores de cães de todo o Vale do Rio Grande se ofereceram para ajudar a sua entidade e estão assessorando nos piores casos de pelos embaraçados

“Nossa comunidade tem sido fantástica. O Controle Animal de Weslaco levou quatro cães para alguns tutores que conseguiram reverter a situação dos pelos deles.”, afirmou Wright. “A Pets A Like (pet-shop e prestadora de serviços animais) e nossos voluntários também estão apoiando nossos animais.”

Wright disse que 15 cães já foram inteiramente tratados até agora e que ainda faltam muitos outros. Acrescentou que as famílias e voluntários do resgate se ofereceram para manter os animais em suas casas.

Embora os cães precisem de cuidados, Wright disse que estão com pressa de os tirar do abrigo porque, apesar de duas pessoas terem sido levadas sob custódia policial, os cães podem voltar para o local de onde vieram.

“O objetivo é fazer com que todos os cães sejam resgatados e enviados para lares temporários. E a única razão para isso é o simples fato de não sabermos se as pessoas vão ganhar o processo no tribunal ou não. Por isso, se ainda estiverem acolhidos por famílias de tutores temporários ou de voluntários do resgate e conseguirem a decisão de tê-los de volta, temos que devolvê-los. Então, se forem adotados, não podemos devolvê-los.”, disse Wright. “Até ao momento, 22 cães foram para abrigos, seis foram adoptados e amanhã teremos uma série de resgates que começarão a recolher os animais”.

Wright acrescentou que todos os 93 cães serão transferidos para lares temporários ou abrigos até terça-feira.

“As pessoas tem partilhado posts e sendo bem prestativas, desde La Joya, Weslaco, Mission (cidades do Texas) aos funcionários do condado de Hidalgo”, disse Wright. “Todos têm sido super atenciosos com sua assistência conosco e não poderíamos fazer isso sozinhos.”

Heidy Martinez, uma das tutoras temporárias, disse à estação afiliada ValleyCentral que tiveram de raspar completamente o pelo do cão que ela acolheu, visto que este estava terrivelmente embaraçado e cheirava a urina e fezes.

Segundo ela, as unhas do cão cresceram no pelo emaranhado.

Wright disse que a denúncia de sábado sobre o cheiro que vinha da casa é um exemplo perfeito de chamado para ação.

“Se sentirem que algo estranho está acontecendo em sua vizinhança, não hesitem em chamar a polícia”, disse. “Neste caso, tratava-se de um motorista do Uber Eats que entregava comida e que ligou a dizer que a casa que havia feito entrega cheirava à ‘morte’”.

Wright disse que Palm Valley está procurando ajuda de tutores de cães que possam ajudar a tratar dos animais ainda com os pelos emaranhados. Ela disse que eles também criaram um link especial de doação em seu site.

Por Mia Morales / Tradução de   Gabriela Heitzmann

Fonte: Yahoo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.