Reino Unido: Thomas Ledbury sentenciado por crueldade na caça à raposa

Reino Unido: Thomas Ledbury sentenciado por crueldade na caça à raposa

Thomas Ledbury, 38 anos, de Corsham, em Wiltshire, no Reino Unido, foi sentenciado pelo Tribunal de Magistrados de Swindon no dia 18 de março a 240 horas de trabalho não remunerado.

Ele foi pego em vídeo supervisionando outro caçador arrastando a raposa de sua toca, antes de atirá-la para a matilha.

Ledbury se declarou culpado de ajudar e incitar outro a cometer um crime, reconhecido como um sofrimento desnecessário para uma raposa.

Ele foi sentenciado a 12 meses de serviços comunitários e condenado a pagar as custas de £660 (660 Libras Esterlinas), juntamente com uma sobretaxa de vítima de £95 (95 Libras Esterlinas).

“Cães latindo”

O grupo de caça estava acompanhado por uma criança jovem quando o incidente ocorreu perto de Melksham, no dia 24 de dezembro de 2020.

Embora a trilha de caça seja legal – em que cães e cavaleiros seguem um cheiro artificial ao longo de uma rota definida – é ilegal caçar raposas na Inglaterra desde 2004. O Inspetor-Chefe Will Mitchell, da unidade de operações especiais da RSPCA que liderou a investigação sobre o incidente, disse: “Como parte de uma investigação maior as imagens de vídeo foram identificadas como vindo de um telefone celular apreendido”.

“Este vídeo chocante mostra a falta de compaixão e empatia por esta raposa que é atirada para uma matilha de cães de caça”.

“Realmente é preocupante pensar que qualquer um possa achar divertido tratar um animal dessa maneira”.

“Sofrimento desnecessário”

O tribunal ouviu como dois outros homens foram também condenados por seus envolvimentos no incidente.

O documento judicial declarou que Ledbury “aconselhou e contratou Oliver Thompson para causar sofrimento desnecessário para um animal protegido”.

Thompson foi considerado culpado de causar sofrimento desnecessário para uma raposa após o julgamento e foi condenado a 20 semanas de prisão, suspensa em dezembro de 2023.

O ex-diretor da Avon Vale Hunt, Stuart Radbourne, também recebeu uma condenação suspensa de 18 semanas em novembro de 2023.

Ledbury foi anteriormente empregado como um homem terrier para Avon Vale Hunt, onde ele treinava terriers para ir ao subterrâneo e puxar os animais escondidos lá, antes de deixar os cães matarem aqueles que surgissem.

O clube de caça de Avon Vale se desfez no ano passado depois de ser expulso pela entidade máxima do esporte, após um incidente similar em 2022, em que as imagens de uma raposa viva, sendo atirada para os cães de caça, foi postado online.

Por Bea Swallow / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: BBC News


Nota do Olhar Animal: Que sofrimento é “necessário”? Ele é “necessário” para quem? Entre as modalidades de caça, a eufemisticamente chamada de “esportiva” é a mais repugnante. Mas qualquer que seja o motivo, é uma prática eticamente insustentável.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.