Resgatados dos maus-tratos: filhotes de tucano são devolvidos à natureza no MT

Resgatados dos maus-tratos: filhotes de tucano são devolvidos à natureza no MT

Cinco filhotes de tucano que, desde dezembro, viviam no projeto de preservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vão voltar à natureza.

Eles foram resgatados ou recebidos e três tinham sinais de maus-tratos, como o corte das asas. As aves ficaram em observação por 40 dias no Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental e agora começam a passar pelo processo chamado de soltura branda.

Vão entrar em contato gradualmente com o ambiente e, quando estiverem aclimatados à região e em condições ideais para viver na natureza, aos poucos vão deixar os recintos de acolhimento para retornarem à vida livre.

Guardiã voluntária no projeto há cinco anos, a professora Marluce Scaloppe vai cuidar dos tucanos até que estejam aptos para a soltura.

“É indescritível a sensação de saber que estamos fazendo a nossa parte, ainda que pequena, para contribuir com a preservação da fauna e também da flora. Faz bem para os animais e faz bem para nós mesmos”.

A professora recebeu os filhotes na última quinta-feira (23).

Durante essa semana, a Sema também encaminhou 21 jabutis para uma reserva particular de patrimônio natural localizada em uma propriedade rural em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá).

Por Reinaldo Fernandes

Fonte: O Livre (Com Assessoria)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.