Se você tem um cão, fique atento: deixá-lo solto na rua pode configurar maus-tratos

Se você tem um cão, fique atento: deixá-lo solto na rua pode configurar maus-tratos
Foto: Divulgação

No dia 12 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atendeu a ocorrência de um cão com suposta fratura em mandíbula, que havia sido encontrado nas proximidades do Condomínio Residencial Hortênsias, em Araucária, PR.

Em um primeiro momento, algumas pessoas, com dó do animal e achando que fosse comunitário, realizaram vaquinha para seu internamento e procedimento cirúrgico, no intuito de reparar a lesão. Porém, posteriormente, a secretaria recebeu a informação de que o cão teria um tutor.

Em conversa com a suposta proprietária, a SMMA disse que ela confirmou que o animal era seu. Na ocasião, foi lavrado Auto de Infração Ambiental por maus-tratos, porque a tutora permitiu que o animal tivesse acesso à rua, ficando exposto ao dano sofrido. Também foi emitida uma Notificação Ambiental para que a moradora não permita que a situação se repita. Veterinários fiscais do Departamento de Proteção Animal da SMMA estão acompanhando o caso.

Diante do ocorrido, o veterinário da SMMA, Gustavo Warich, orientou que o fato de permitir que o cão tenha acesso a via pública pode configurar infração de maus-tratos. “O animal pode ser atropelado, espancado, atacado por outro animal, enfim, diversos tipos de danos, bem como vir a agredir moradores e outros animais”, explicou.

O veterinário reforçou que denúncias de possíveis maus-tratos contra animais poderão ser realizadas no site da Prefeitura, através do araucaria.atende.net ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica dentro do Parque Cachoeira. Havendo dúvidas, o telefone do Departamento de Proteção Animal é o 3614-7483.

Por Maurenn Bernardo

Fonte: O Popular


Nota do Olhar Animal: A questão que se impõe é saber como ficam os animais comunitários diante desse fato, de atribuir maus-tratos a um cão na rua? Caso sofram maus-tratos, quem responde por isso? A Prefeitura?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.